Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175835
Título: Efeito de extratos de farelos de sorgo, ricos em compostos fenólicos, sobre a prevalência de fungos do gênero Fusarium em grãos de milho.
Autoria: QUEIROZ, V. A. V.
TELES, A. G.
SILVA, D. D. da
COTA, L. V.
SILVA, F. A.
SIMEONE, M. L. F.
MENEZES, C. B. de
Afiliação: VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; ALEXANDRE G. TELES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; DAGMA DIONISIA DA SILVA ARAUJO, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; FELIPE A. SILVA, UNIFEMM - CENTRO UNIVERSITÁRIO; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE CEREAIS E PANIFICAÇÃO, 3., 2024, Sete Lagoas. Caderno de resumos. Sete Lagoas: Universidade Federal de São João del-Rei, 2024.
Conteúdo: Este estudo teve como objetivo obter extratos de farelos de sorgo, ricos em compostos fenólicos, e avaliar suas atividades antifúngicas em grãos de milho naturalmente contaminados com fungos do gênero Fusarium. Foram conduzidos dois ensaios com extratos dos sorgos SC 319 e CMSXS 3019 obtidos com as soluções metanol/água 80/20% (Ensaio 1) e acetona/água 80/20% (Ensaio 2). Foram utilizados os extratos de sorgo integrais (contendo água e os solventes metanol e acetona) ou evaporados (sem os solventes). Água e as soluções extratoras puras foram usadas como controle. Após desinfestação, cem grãos de milho foram imersos em 50 mL de cada solução e distribuídos em quatro caixas tipo gerbox contendo papel de filtro umedecidos com ágar-água e incubadas a 25 °C por 7 dias. Após esse período, os grãos foram examinados, individualmente, e aqueles identificados com colônias de Fusarium foram quantificados. Em ambos os ensaios, a prevalência de Fusarium foi ≥ 99% nos grãos imersos nas soluções evaporadas (sem metanol ou acetona) e não houve diferença estatística entre esses tratamentos e o controle com água (100%). Já nos grãos imersos nas soluções contendo os solventes, a prevalência desse fungo foi bastante inferior (entre 4 e 16%). Portanto, é possível que os efeitos fungicidas dos extratos, em ambos os ensaios, tenham sido por causa da ação dos solventes metanol e acetona e não dos compostos fenólicos do sorgo. Contudo, sugerem-se mais estudos para confirmar esses resultados, incluindo genótipos de sorgo com diferentes perfis de compostos fenólicos.
Thesagro: Zea Mays
Fungicida
Fungo
Palavras-chave: Extrato fenólico
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito-de-extratos-de-farelos-de-sorgo.pdf193.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace