Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177309
Título: Número cromossômico e padrão de distribuição da heterocromatina em espécies de Passiflora spp.
Autoria: SANTOS, K. R. G. dos
MARÇAL, K. L. G.
NASCIMENTO, T. L. do
MELO, N. F. de
Afiliação: KEDMA RAISSA GOMES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; KANANDA LAIRA GOMES MARÇAL, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; TIAGO LIMA DO NASCIMENTO, FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7., 2024, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2025.
Páginas: p. 25.
Conteúdo: O gênero Passiflora é composto por mais de 600 espécies, das quais aproximadamente 160 são nativas do Brasil, considerado como um dos principais centros de diversidade genética para o gênero. Apesar dessa diversidade, e de sua importância econômica, estudos citogenéticos sobre o maracujazeiro ainda são escassos, estimando-se que menos de 30% das espécies de Passiflora possuem informações citogenéticas publicadas, a maioria limitando-se à contagem cromossômica. Essa carência de informações cariotípicas pode dificultar estratégias de conservação e melhoramento genético das espécies. Diante da ampla diversidade genética do gênero, este trabalho teve como objetivo analisar e comparar citogeneticamente o cariótipo de nove espécies de Passiflora conservadas no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Maracujá da Embrapa Semiárido. As espécies analisadas foram P. alata, P. cincinnata, P. edmundoi, P. edulis, P. foetida, P. laurifolia, P. ligularis, P. luetzelburgii e P. setacea. Raízes em crescimento ativo foram coletadas, tratadas com o antimitótico 8-hidroxiquinoleína e fixadas em solução Carnoy 3:1. O material foi corado com os fluorocromos base específicos cromomicina A3 (CMA) e 4',6'-diamino-2-fenil-indol (DAPI) e, em seguida, as imagens das células em metáfase foram fotografadas com auxílio de um microscópio de epifluorescência utilizando o software Leica QFISH. A coloração com CMA/DAPI permitiu observar 2n=20 cromossomos para P. foetida e 2n=18 para as demais espécies. A heterocromatina CMA+ foi localizada em todos os acessos, com P. edulis e P. alata apresentando quatro cromossomos com blocos CMA+ nas regiões terminais, P. foetida com blocos localizados nas regiões terminais e pericentroméricas de seis cromossomos, e as demais espécies com quatro ou seis blocos CMA+ nas regiões terminais e pericentroméricas. Alguns desses blocos CMA+ foram observados destacados dos cromossomos, possivelmente correspondendo às regiões organizadoras do nucléolo. Esses resultados evidenciam a variabilidade cariológica do gênero e oferecem dados essenciais para estudos de diversidade, conservação e melhoramento genético em Passiflora.
Thesagro: Maracujá
Citogenética
Melhoramento Genético Vegetal
NAL Thesaurus: Passion fruits
Palavras-chave: Maracujazeiro
Diversidade genética
Banco Ativo de Germoplasma
Série: (Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 4).
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Numero-cromossomico-e-padrao-de-distribuicao-Maracuja.pdf125.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace