Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1181066
Título: Aproveitamento do xilopódio do imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) para processamento de picles.
Autoria: CAVALCANTI, N. de B.
SANTOS, C. A. F.
ANJOS, J. B. dos
Afiliação: NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; JOSE BARBOSA DOS ANJOS, CPATSA.
Ano de publicação: 2003
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 32., 2003, Goiânia. Novas fronteiras: o desafio da engenharia agrícola. Goiânia: CONBEA, SBEA, 2003.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo produzir e testar à aceitação de três formas de picles do xilopódio do imbuzeiro, obtidos de plantas aos 120 dias de crescimento visando à possibilidade do seu aproveitamento como alternativa alimentar e fonte de complementação da renda dos pequenos agricultores da região semi-árida do Nordeste. O trabalho foi realizado no período de janeiro a dezembro de 2002, em uma área sob tela sombrite com redução de luz de 50%, em temperatura ambiente na Embrapa Semi-Árido, em Petrolina - PE. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com três tratamentos e quatro repetições. O picles do xilopódio do imbuzeiro obtido de plantas aos 120 dias de crescimento, processado com salmoura de 2,5% de sal comum e 0,5% de ácido ascórbico foi o mais preferido pelos provadores, seguido do picles processado com a salmoura de 2,5% de sal e 0,5% de ácido cítrico. O xilopódio in natura não obteve boa aceitação quanto à textura.
Thesagro: Umbu
Caatinga
Picles
NAL Thesaurus: Spondias
Palavras-chave: Xilopódio do imbuzeiro
Bioma Caatinga
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aproveitamento-do-xilopodio-do-imbuzeiro-Spondias-tuberosa-Arruda-para-processamento-de-picles.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace