Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1185755
Título: Algoritmo de processamento de imagens para controle localizado de pragas na cultura do milho.
Autor: SENA JÚNIOR, D. G.
PINTO, F. A. C.
QUEROZ, D. M.
VIANA, P. A.
Afiliación: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; UNVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; PAULO AFONSO VIANA, CNPMS.
Año: 2002
Referencia: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, 2., 2002, Viçosa, MG. [Anais...]. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2002.
Descripción: Com o objetivo de maximizar o lucro, racionalizar o uso dos fatores de produção e reduzir a contaminação ambiental, a agricultura de precisão busca adequar as práticas agrícolas às exigências e potencial produtivo de parcelas. No Brasil a Spodoptera frugiperda, uma das pragas mais importantes na cultura do milho, é controlada principalmente por meio de inseticidas químicos aplicados em toda a cultura ao se atingir certo nível populacional. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver e avaliar um algoritmo para identificação de imagens de plantas de milho atacadas por esta praga, uma vez que acredita-se que um sistema de visão artificial possa ser utilizado para controle localizado. Foram obtidas imagens de plantas atacadas e não atacadas por esse inseto em oito épocas, correspondentes a diferentes dias após a infestação, e em três intensidades de iluminação. O algoritmo proposto realizou o processamento e análise das imagens. Na primeira etapa, foram obtidas imagens binárias, segmentando as folhas das plantas. Na segunda etapa, as imagens foram divididas em blocos e, de acordo com o número de objetos, promoveu-se a classificação das imagens como plantas atacadas ou não atacadas. O algoritmo classificou, corretamente, 94,72 % das 720 imagens testadas.
Thesagro: Agricultura de Precisão
Praga de Planta
Lagarta
Spodoptera Frugiperda
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Algoritmo-de-processamento-de-imagens.pdf94,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace