Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1188542
Title: Avaliação de diferentes métodos de lise para extração de eDNA de Argissolo Amarelo.
Authors: SILVA, V. G. C. e
LIMA, P. S. da C.
OLIVEIRA, B. S. de
ARAÚJO, F. C.
ANDRADE, G. L. de
Affiliation: VIVIAN GABRIELLE COSTA E SILVA, BOLSISTA/ CPAMN; PAULO SARMANHO DA COSTA LIMA, CPAMN; BIANCA SILVA DE OLIVEIRA, ESTAGIÁRIA/ CPAMN; FERNANDA COSTA ARAÚJO, ESTAGIÁRIA/ CPAMN; GABRIELLA LINHARES DE ANDRADE, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, JABOTICABAL, SP.
Date Issued: 2025
Citation: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MEIO-NORTE, 10., 2024, Teresina, PI. Anais... Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2025. p. 15. (Embrapa Meio-Norte. Eventos técnicos & científicos, 2).
Description: O sequenciamento de bibliotecas metagenômicas imprescinde que o DNA ambiental (eDNA) esteja em concentração, pureza e integridade adequadas. A lise celular é uma etapa essencial na extração de eDNA e deve envolver todas as células da amostra, pois a composição da amostra influencia a eficiência dessa fase do processo. Assim, este trabalho objetivou avaliar a eficiência de métodos de extração de eDNA com o uso de beads de vidro (3 mm) no processo de lise mecânica. Foram coletadas amostras de Argissolo Amarelo na região do Cerrado maranhense, no município de Brejo, que foram transportadas em gelo para o Laboratório de Biologia Molecular, Embrapa Meio-Norte, Teresina. PI.
Thesagro: Solo
Extração
Keywords: Beads de vidro
Quantificação
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File SizeFormat 
AvaliacaoDiferentes-p15AnaisXJornadaCientifica.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace