Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/251095
Título: Avaliação da estabilidade fenotípica de clones de mandioca (manihot esculenta crantz) na região noroeste do estado do Paraná.
Autoria: VIDIGAL FILHO, P. S.
KVITSCHAL, M. V.
SCAPIM, C. A.
GONÇALVES-VIDIGAL, M. C.
PEQUENO, M. G.
SAGRILO, E.
RIMOLDI, F.
Afiliação: Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 3., 2005, Gramado. Anais... Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2005.
Conteúdo: A introdução seguida da avaliação e da seleção de genótipos superiores, além de constituir em um método mais simples e menos oneroso, pode elevar em muito as chances de sucesso no melhoramento da cultura da mandioca (Fukuda, 1999). Entretanto, os efeitos da interação genótipo x ambiente (G x A), são muito pronunciados nesta cultura, fato que às vezes torna difícil a atuação do melhorista. Dessa forma, torna-se de relevante importância o estudo criterioso tanto dos efeitos da interação G x A quanto da estabilidade fenotípica de novos genótipos, com o intuito de se obter uma maior segurança na indicação de novas cultivares para uso comercial. O presente estudo teve como objetivo utilizar as metodologias propostas por Eberhart e Russell (1966), Eskridge (1990) e a análise AMMI (Zobel et al., 1988), para avaliar a estabilidade e a adaptabilidade de genótipos de mandioca da Geração 89-IAC, na região Noroeste do Paraná
Thesagro: Mandioca
Melhoramento
ISBN: 85-7574-011-3
Notas: Publicação original em CD.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25369.PDF80.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace