Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/309686
Título: Efeitos de uma tempestade tropical sobre a disponibilidade de frutos zoocóricos e seus consumidores em um remanescente de Floresta Estacional Semidecidual do Paraná, Brasil.
Autoria: MIKICH, S. B.
Afiliação: SANDRA BOS MIKICH, CNPF.
Ano de publicação: 2003
Referência: In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 6., 2003, Fortaleza. 2003. Anais de trabalhos completos. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2003.
Páginas: p. 588-590.
Conteúdo: Períodos de escassez de alimento podem ser regulares (sazonais) ou Irregulares em função de alterações climaticas de diversos tipos e intensidades. Apesar destas alterações provocarem efeitos profundos na estrutura e funcionamento dos ecossistemas, suas consequencias são pouco entendidas (Willig & Camilo 1991). Numerosos estudos tem analisado o impacto de furacões e tempestades nas populações de aves e morcegos, revelando que um dos grupos mais aletados são os frugivoros e nectarivoros. Segundo Pascarella (1998), os efeitos ecológicos de furacões sobre as interações planta animal, fundamentais para a repeneração flores tal atraves dos processos de polinização e dispersão de sementes, tem recebido pouca atenção. Os efeitos gerais dos furacoes na vegetação, porém, foram amplamente relatados (vide revisão apresentada por Tanner et al. 1991), O objetivo deste estudo é analisar os efeitos de uma tempestade tropical com granizo sobre a disponibilidade de frutos zoocóricos de um remunescente florestal do sul do Bresil e avaliar suas consequências sobre a comunidade de frugívoros.
Palavras-chave: Fruto zoocórico
Tempestade tropical
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003-MIKICH-Efeitos-de-uma-tempestade.pdf2.79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace