Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/426852
Title: Capacidade produtiva de plantas de cajueiro anão precoce irrigadas com soluções salinas.
Authors: GUILHERME, E. de A.
BEZERRA, M. A.
LACERDA, C. F. de
PRISCO, J. T.
GOMES FILHO, E.
Affiliation: Eliézer de A. Guilherme, UFC; Marlos Alves Bezerra, CNPAT; Claudivan Feitosa de Lacerda, UFC; José Tarquinio Prisco, UFC; Enéas Gomes Filho, UFC.
Date Issued: 2007
Citation: In: WORKSHOP MANEJO E CONTROLE DA SALINIDADE NA AGRICULTURA IRRIGADA, 2007, Recife, PE. Anais... Recife: UFRPE; UFCG, 2007.
Pages: 11 p.
Description: Objetivou-se neste trabalho avaliar a influéncia da salinidade na capacidade produtiva de plantas do clone CCP 76 de cajueiro anio precoce. As plantas foram irrigadas durante doze meses com agua contendo diferentes niveis de sais (0,5; 1,5; 3,0; 6,0 e 9,0 dS m"). Neste periodo, foram avaliadas as trocas gasosas (condutincia estomatica, transpiraefio e fotossintese liquida) e os teores foliares de Na e C1. Ao final do periodo experimental avaliou-se a salinidade do solo e a produtividade das plantas. O teor de Na e a condutividade elétrica do extrato da pasta saturada do solo aumentaram linearmente com 0 aumento da salinidade da agua de irrigaqio. O teor de Na nas folhas aumentou em fimgfio da salinidade da égua de irrigagio, porém nfio atingiu o limite de toxidez da espécie. Os níveis de salinidade da água de irrigação não afetaram o teor de cloreto nas folhas e as trocas gasosas das plantas adultas, 0 que se refletiu na produtividade das plantas, que apresentaram valores semelhantes, independente do tratamcnto aplicado.
Keywords: Cajueiro anão-precoce irrigado
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SP-3988.pdf3,88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace