Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47498
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TULLIO, R. R.
CORRÊA, L. de A.
CRUZ, G. M. da
ALENCAR, M. M. de
SANTOS, P. M.
RODRIGUES, A. de A.
RASSINI, J. B.
Title: Características das carcaças de bovinos castrados, de quatro grupos genéticos, terminados em pastagens não irrigadas com suplementação na seca ou irrigadas o ano todo.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. João Pessoa: SBZ: UFPB, 2006.
Language: pt_BR
Keywords: Aveia amarela
Capim-mombaça
Bovinos cruzados
Espessura de gordura
Área de olho de lombo
Description: O objetivo foi avaliar características das carcaças de bovinos castrados dos grupos genéticos (GG) Nelore (NE), cruzados Canchim x Nelore (CN), Angus x Nelore (AN) e Simental x Nelore (SN), terminados em pastagens de capim-mombaça irrigadas o ano todo, pastagens de capim-mombaça nas águas e aveia amarela, "na seca", irrigadas, e pastagens de capim mombaça sem irrigação: com suplementação na seca. Os animais cruzados apresentaram peso de carcaça resfriada acima de 18 arrobas, enquanto que os animais NE tinham carcaças com pesos próximos de 16 arrobas. A terminação em pasto de aveia possibilitou abater animais com menos de 24 r.ieses de idade, porém com rendimento de carcaça resfriada inferior aos demais tipos de alimentação testados. Animais CN e SN apresentaram rendimentos de traseiro melhores do que os animais AN, porém semelhante aos animais NE, que por sua vez também foram semelhantes aos AN. A espessura de gordura foi maior para os animais AN (6,8 mm) quando comparada com a dos animais SN, CN e NE que apresentaram média 5,0 mm. O tipo de alimentação não influenciou a espessura de gordura, resultando em valores próximos de 5,4 mm. Para área de olho de lombo os animais CN apresentaram média de 75,9 cm"2", semelhante à dos animais SN e maior do que a dos animais AN, que por sua vez foi maior do que a dos NE. Quanto aos tipos de alimentação testados, não houve diferença para área de olho de lombo.
Data Created: 2006-08-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIRRT2006.00049.pdf52,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace