Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47956
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CRUZ, G. M. da
TULLIO, R. R.
CORRÊA, L. de A.
ALENCAR, M. M. de
SANTOS, P. M.
RODRIGUES, A. de A.
Additional Information: GERALDO MARIA DA CRUZ, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; LUCIANO DE ALMEIDA CORREA, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE; ARMANDO DE ANDRADE RODRIGUES, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.
Title: Características das carcaças de bovinos cadastrados de dois grupos genéticos terminados em pastagens não irrigadas com suplementação na seca ou irrigadas o ano todo.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: Unesp: SBZ, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Aveia preta
Gado cruzados
Capim-mombaça
Espessura de gordura
Traseiro especial.
Description: O objetivo foi avaliar peso vivo, idade de abate e características das carcaças de bovinos castrados dos grupos genéticos Nelore e cruzados (3/4 Canchim + ¼ Nelore; ½ Canchim + ¼ Angus + ¼ Nelore e ½ Canchim + ¼ Simental + ¼ Nelore), terminados em pastagens de capim-mombaça irrigadas o ano todo, pastagens de capim-mombaça nas águas e aveia preta (Avena strigosa cv. IAPAR 61), na seca, irrigadas, e pastagens de capim mombaça sem irrigação, com suplementação na seca. Os animais cruzados e nelore apresentaram peso de carcaça resfriada de 266,9 kg e de 235,2 kg, respectivamente. A terminação em pasto de aveia ou suplementados possibilitou abater animais com 24,1 meses de idade, enquanto que na pastagem irrigada de capim-mombaça a idade de abate foi 26,9 meses. Não houve efeito de grupo genético e tipo de alimentação sobre rendimento de carcaça resfriada. A espessura de gordura foi maior para os animais Nelore (5,4 mm) do que para animais cruzados (3,0 mm), sendo que o tipo de alimentação não influenciou esta variável (4,2 mm). As médias de rendimento de traseiro, dianteiro, ponta de agulha e traseiro especial foram 62,4; 37,6; 13,5 e 48,8%, respectivamente.
Thesagro: Gado de Corte.
Data Created: 2007-07-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIGMC2007.00064.pdf101,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace