Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48068
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: WERNECK, C. G.
HAIM, P. G.
PAIVA, P. P. R.
MONTE, M. B. de M.
MAZUR, N.
BERNARDI, A. C. de C.
Additional Information: Carlos G. Werneck - UFRural/RJ; Patrick G. Haim - UFRural/RJ; Paulo R. Perdigão - CETEM/RJ; Marisa Bezerra M. Monte - CETEM/RJ; Nelson Mazur - UFRRJ; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE.
Title: Disponibilidade de água em função das doses de concentrado zeolíti.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da Ciência do Solo brasileira: anais. Gramado: SBCS, 2007.
Language: pt_BR
Notes: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da Ciência do Solo brasileira: resumos. Gramado: SBCS, 2007.
Keywords: Curva de retenção
Estilbita
Modelo de Van Genetuchen
Description: O uso de condicionadores do solo representa uma alternativa para aumentar a capacidade de retenção de água e nutrientes dos solos arenosos. Dentre os condicionadores naturais, as zeólitas podem ser utilizadas para aumentar a capacidade de retenção de água em solos sujeitos à déficit hídrico. As zeólitas são minerais alumino-silicatos cristalinos hidratados estruturados em redes cristalinas tridimensionais rígidas e de ocorrência natural. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses de um concentrado do mineral zeólita sobre a capacidade de retenção de água de um Neossolo Quartzarênico. Foram determinadas as curvas de retenção de umidade das misturas de solo com concentrado zeolítico em amostras deformadas. Adicionou-se 4 níveis do concentrado zeolítico: testemunha, 0,033, 0,066 e 0,099 g kg-1 de solo em um delineamento inteiramente casualizado com 4 tratamentos (doses de concentrado zeolítico) com 3 repetições. Os resultados indicam que com o uso do concentrado zeolítico foi possível aumentar a retenção de água e esta água está retida com baixas tensões. Houve aumentos em relação à testemunha de 10, 38 e 67% na CAD para as doses de 0,033, 0,066 e 0,099 g kg-1.
Data Created: 2007-08-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIACdeCB2007.00143.pdf71,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace