Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48474
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, P. P. A.
ALVES, A. C.
BERNARDI, A. C. de C.
ROCHETTI, R. C.
ALVES, T. C.
MACEDO, F. B.
Additional Information: PATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE; A. C. Alves, FZEA-USP; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; R. C. Alves; FZEA-USP; F. B. Macedo, FZEA-USP.
Title: Proporção de zeólita e uréia para redução da volatilização de amônia em solo fertilizado com uréia.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Lavras: SBZ: UFLA, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Perdas gasosas
Fertilizantes.
Description: As perdas gasosas são os principais fatores de ineficiência do uso de fertilizantes nitrogenados. Elas contribuem para emissão de óxido nitroso e de amônia para atmosfera e representam perdas econômicas e danos ao ambiente. O uso de zeólitas, minerais aluminossilicatos cristalinos hidratados de ocorrência natural, é uma alternativa para o controle da perda de amônia por volatilização e pode ser importante para a melhoria na eficiência da fertilização nitrogenada. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da mistura de zeólita à uréia sobre a volatilização de amônia. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram cinco proporções de zeólita (0%, 12,5%, 25%, 50% e 100% - massa/massa) em relação à dose de N utilizada (100 kg/ha). A amônia volatilizada foi captada por absorvedor de espuma colocado a 1 cm da superfície do solo. A menor perda por volatilização ocorreu quando se adicionou 25% e 100% de zeólita à uréia. A adição mais econômica de zeólita à uréia foi a de 25%.
Thesagro: Nitrogênio.
Data Created: 2008-08-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIACCB2008.00035.pdf143,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace