Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/506042
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CAVALCANTE, F. A.
CARNEIRO JUNIOR, J. M.
WOLTER, P. F.
MARTINS, W. M. de O.
NASCIMENTO, H. L. B. do
COSTA, I. L.
Additional Information: FRANCISCO ALOISIO CAVALCANTE, CPAF-AC; JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC; Priscila Ferreira Wolter, Uninorte; Williane Maria de Oliveira Martins, Uninorte; Hemython Luís Bandeira do Nascimento, UFAC; Idaiane Lira Costa, Uninorte.
Title: Avaliação do índice de acidez do leite in natura fornecido a um dos pricipais laticínios do Estado do Acre.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 19., 2009, Águas de Lindóia. Visão estratégica de cadeias do agronegócio: anais. Pirassununga: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2009.
Language: pt_BR
Notes: ZOOTEC 2009.
Keywords: Leite in natura
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: O objetivo deste estudo foi avaliar o índice de acidez do leite in natura, fornecido em uma das plataformas de recepção de laticínio do Estado do Acre. Foram coletadas na plataforma, diariamente, no período de janeiro a dezembro de 2008, 212 amostras de 2 mL de leite cada, dos latões dos produtores. Na coleta, após a homogeneização do leite, utilizou-se uma pistola de aço inoxidável, apropriada para o teste do álcool com alizarol, contendo 2 mL de uma solução com indicador de pH (alizarina). O teste consistia na mistura dos 2mL de leite + 2mL de alizarol, quantidades previamente calibradas pela pistola. A amostra foi colocada em um becker de 10mL para a observação de coagulação na mistura, essa indicava um resultado positivo e, consequentemente, o leite era descartado, retornando ao produtor. As médias de acidez anual, mensal e diária dos 269,5 mil litros de leite, recebidos em 2008, foram, respectivamente, 6,99% (18,8 mil litros), 14,43% (2,7 mil litros) e 3,97% (750 litros). Apesar de não estar implantado um Programa de Qualidade do Leite pelo laticínio e, a higiene na ordenha manual não ser bem aplicada nos rebanhos pelos produtores, as médias são consideradas baixas.
Thesagro: Acidez.
Data Created: 2009-06-08
ISBN: 978-85-88969-88-9
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21390.pdf161,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace