Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/580465
Título: Progênie de Palmistichus elaeisis Delvare & LaSalle (Hymenoptera: Eulophidae) parasitando pupas de Bombyx mori L. (Lepidoptera: Bombycidae) de diferentes idades.
Autoria: PEREIRA, F. F.
ZANÚNCIO, J. C.
SERRÃO, J. E.
OLIVEIRA, H. N. de
FÁVERO, K.
GRANCE, E. L. V.
Afiliação: FABRÍCIO F. PEREIRA, UFGD; JOSÉ C. ZANÚNCIO, UFV; JOSÉ E. SERÃO, UFV; HARLEY NONATO DE OLIVEIRA, CPAO; KELLEN FÁVERO, UFGD; ELIZANGELA L. V. GRANCE, UFGD.
Ano de publicação: 2009
Referência: Neotropical Entomology, Londrina, v. 38, n. 5, p. 660-664, Sep./Oct. 2009.
Conteúdo: Palmistichus elaeisis Delvare & LaSalle é um parasitóide pupal natural de pupas de lepidópteros desfolhadores de eucalipto e é considerado um promissor agente de controle biológico. No entanto, o desenvolvimento de técnicas de criação efi cientes desse inimigo natural é inicialmente necessário para que ele possa ser utilizado em programas de controle biológico. Pupas de Bombyx mori L. são hospedeiras alternativas em potencial para criação massal de P. elaeisis. Por isto, nós avaliamos a idade mais suscetível do hospedeiro e os efeitos da idade do parasitóide na produção de progênie de P. elaeisis. Pupas de B. mori com 24, 48, 72 ou 96h de idade foram expostas a fêmeas de P. elaeisis de mesmas idades. A duração do ciclo de vida (ovo-adulto) de P. elaeisis não foi afetada pela idade das fêmeas, entretanto, a idade do hospedeiro afetou o desenvolvimento do parasitóide. O melhor parasitismo foi obtido com fêmeas do parasitóide com 72h a 96h e pupas de B. mori com 48h a 72h de idade, que permitiram a elevação da progênie de P. elaeisis
Thesagro: Controle Biológico
NAL Thesaurus: Insecta
Palavras-chave: Parasitóide de pupas
Digital Object Identifier: 10.1590/S1519-566X2009000500016
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
download-22.pdf387.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace