Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872362
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Nota Técnica/Nota Científica (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Nota Técnica/Nota Científica (ALICE)
Authors: BASSO, M. F.
FAJARDO, T. V. M.
EIRAS, M.
AYUB, R. A.
NICKEL, O.
Additional Information: MARCOS FERNANDO BASSO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; THOR VINICIUS MARTINS FAJARDO, CNPUV; MARCELOS EIRAS, INSTITUTO BIOLÓGICO; RICARDO ANTÔNIO AYUB, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; OSMAR NICKEL, CNPUV.
Title: Produção de antissoro policlonal utilizando a proteína capsidial recombinante do Rupestris stem pitting-associated virus.
Publisher: Ciência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 11, p. 2385-2388, 2010.
Language: pt_BR
Notes: Nota técnica.
Keywords: Detecção
RSPaV
Canelura do lenho
Sorologia
Limpeza clonal
Description: O Rupestris stem pitting-associated virus (RSPaV) é o agente causal das caneluras do lenho da videira. Este trabalho teve como objetivo produzir antissoro policlonal a partir da proteína capsidial (CP) recombinante do RSPaV e avaliar a sua especificidade e sensibilidade. O gene da CP do RSPaV, com 780pb, foi previamente caracterizado. Esse gene foi subclonado no sítio de restrição EcoRI, no vetor de expressão pRSET-B e o plasmídeo recombinante foi utilizado para induzir a expressão da CP em Escherichia coli. A CP, ligada a uma cauda de seis histidinas, foi purificada por meio de cromatografia de afinidade em coluna de Ni-NTA a partir do extrato de proteínas totais extraídas de E. coli. A identidade da proteína purificada foi confirmada em SDS-PAGE e Western blot, utilizando-se anticorpos comerciais contra a cauda de seis histidinas. A CP recombinante expressada in vitro apresentou massa molecular de cerca de 31kDa. A proteína purificada foi quantificada e 2,55mg foram utilizados para a imunização de um coelho. O antissoro policlonal obtido reagiu com diferentes isolados deste vírus, extraídos de videiras em ELISA indireto.
Thesagro: Viticultura
Uva
Doença de planta
Vírus
Data Created: 2011-01-07
Appears in Collections:Nota Técnica/Nota científica (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a784cr3959.pdf422,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace