Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874020
Título: Estudo do conteúdo de compostos cianogênicos em híbridos de mandioca da Família 2007.
Autor: SILVEIRA, S. M. da
OLIVEIRA, L. A. de
JESUS, J. L. de
AMORIM, T. da S.
SANTANA, F. A.
SANTOS, V. da S.
Afiliación: SORAIA MACHADO DA SILVEIRA, FAMAM; LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA, CNPMF; JACIENE LOPES DE JESUS, CNPMF; TATIANE DA SILVA AMORIM, CNPMF; FERNANDA ALVES SANTANA, UFRB; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF.
Año: 2010
Referencia: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...] Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Descripción: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma importante cultura em muitos países tropicais por representar a principal fonte de carboidrato para milhões de pessoas, propiciando a oportunidade de se preparar vários tipos de alimentos. Uma característica limitante para o consumo das raízes de mandioca é o teor de glicosídeos cianogênicos. Na mandioca, os glicosídeos cianogênicos são sintetizados nas folhas e armazenados nas raízes, parte da planta mais utilizada. Contudo, ela é uma das plantas cujo conteúdo de cianeto pode causar problemas de toxicidade. Variedades de mandioca com conteúdo de compostos cianogênicos menor do que 100 ppm (µg de HCN g-1 de mandioca fresca) são indicadas aos agricultores como mandioca de mesa. Este trabalho teve como objetivo avaliar o teor de compostos cianogênicos de híbridos de mandioca amarelos da Família 2007 gerados pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF).
Thesagro: Manihot Esculenta
Melhoramento
Palabras clave: Glicosídeos cianogênicos
Notas: PDF. 043.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
043SoraiaLucianaok.pdf58,88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace