Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879686
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARNEIRO JUNIOR, J. M.
CAVALCANTE, F. A.
WOLTER, P. F.
SANTOS, C. F. dos
OLIVEIRA, J. A.
Additional Information: JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC; FRANCISCO ALOISIO CAVALCANTE, CPAF-AC; PRISCILA FERREIRA WOLTER, Uninorte; CLEIA FLORENTINO DOS SANTOS, Ufac; JAIR AQUINO DE OLIVEIRA, Uninorte.
Title: Contagem bacteriana total em rebanhos mestiços leiteiros no Estado do Acre.
Publisher: In: SEMINÁRIO ANUAL DE COOPERAÇÃO UFAC/UF, 7., 2010, Rio Branco. Parcerias entre universidades para a conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia: anais. Rio Branco, AC, 2010.
Pages: p. 42-44.
Language: pt_BR
Keywords: Pecuária leiteira
Rebanho mestiço
Contagem bacteriana total (CTB)
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica do leite de acordo com a contagem bacteriana total (CTB) em rebanhos mestiços do Estado do Acre. As amostras foram analisadas eletronicamente pelo método da citometria de fluxo, com o auxílio do equipamento Bactocount IBC, Bentley r. Mais de 80% das amostras analisadas apresentaram CTB acima da permitida pela IN 51 e a média geral obtida foi de 3807,24 x 10 3 ufc/mLe o desvio-padrão de 2253,65 x 10 3 ufc/mL com variação de 112 x 10 3 ufc/mL e 8251 x 10 3 ufc/mL, esta média de CTB está acima da média relatada por outros autores e acima da permitida pela normativa %, o que mostra a baixa qualidade do leite dos rebanhos mestiços do estado do Acre. Dessa forma, conclui-se que é baixa a qualidade microbiológica do leite de rebanhos mestiços do Estado do Acre e está abaixo dos padrões recomendados pela legislação brasileira.
Thesagro: Leite
Qualidade.
Data Created: 2011-03-01
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23826.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace