Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929819
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FACHINI, B. C.
TULLIO, R. R.
BERNDT, A.
NASSU, R. T.
CHAVES, A. S.
RODRIGUES, A. B. B.
JACOB, B. M. da S.
ALENCAR, M. M. de
Additional Information: BRUNO CALDEIRA FACHINI, GRADUANDO EM AGRONOMIA/UNESP/JABOTICABAL; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; ALEXANDRE BERNDT, CPPSE; RENATA TIEKO NASSU, CPPSE; AMALIA SATURNINO CHAVES, DOUTORANDO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESALQ/PIRACICABA; ANA BEATRIZ BERTONCELLO RODRIGUES, Mestranda pós graduação em zootecnia FCAV/UNESP.; BIANCA MARIA DA SILVA JACOB, GRADUANDA EM NUTRIÇÃO - UNICEP/SÃO CARLOS, SP; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.
Title: Características dos cortes comerciais da carne de tourinhos e novilhas cruzados, terminados em confinamento.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., Brasília, DF. Aprodução animal no mundo em transformação: Anais. Brasília: SBZ, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Cortes cárneos
Raça Limousin.
Description: Este trabalho teve como objetivo principal avaliar os pesos dos cortes comerciais de carne de 27 tourinhos e 31 novilhas, filhos de vacas ½ Angus x ½ Nelore e vacas ½ Simental x ½ Nelore, inseminadas com sêmen de touros das raças Angus e Limousin. Os animais foram desmamados aproximadamente aos 250 dias de idade, distribuídos de acordo com sexo e grupo genético, confinados em baias individuais descobertas e com consumo ad libitum. Os machos apresentaram maiores médias (P≤0,05) que as fêmeas para o peso do dianteiro, do traseiro especial e da ponta de agulha. Os machos tiveram maiores médias (P≤0,05) para os cortes dianteiros (paleta, músculo, acém, pescoço, peito e ossos) que as fêmeas. Para os cortes traseiros (contrafilé, filé mignon, picanha, picanha grill, alcatra, coxão mole, coxão duro, lagarto, patinho e ossos), os machos também apresentaram maiores médias (P≤0,05) que as fêmeas. Já para aparas comestíveis (bananinha, músculo traseiro, aranha, capa do filé e cordão), as fêmeas apresentaram maiores médias (P≤0,05) que os machos. Em relação ao fraldão, os animais filhos de Angus tiveram maior média (P≤0,05) que os filhos de Limousin. Todos os cruzamentos avaliados possibilitaram o abate dos animais aos 12 meses de idade, independentemente do sexo.
Thesagro: Bos Taurus.
Bos Indicus
NAL Thesaurus: Angus.
Data Created: 2012-07-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2012.00086.pdf390,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace