Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930047
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JACINTO, M. A. C.
LOBO, R. N. B.
ESTEVES, S. N.
OLIVEIRA, A. R. de
JACINTO, T. B.
Additional Information: MANUEL ANTONIO CHAGAS JACINTO, CPPSE; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; ALEXANDRA ROCHA DE OLIVEIRA, CNPGC; TAINÁ BRUNO JACINTO.
Title: Efeito do grupo genético na qualidade de couros ovinos.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., Brasília, DF. A produção animal no mundo em transformação: Anais. Brasília: SBZ, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Folículo.
Description: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos grupos genéticos dos ovinos Morada Nova, Santa Inês, Somalis e ½ Dorper + ½ Morada Nova na qualidade dos couros. Os animais foram criados na região de Sobral, CE, em pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia, com água e sal mineral à vontade e concentrado na proporção de 1,5% do peso vivo. Os animais foram abatidos com média de 200 dias de idade. Das peles foram retiradas amostras para a preparação de lâminas histológicas e verificação da composição folicular. As peles foram conservadas por salga e posteriormente curtidas até o estágio semiacabado. Os couros dos ovinos Santa Inês apresentaram maior resistência (P<0,05) ao rasgamento comparado com os couros dos animais dos outros três grupos. As amostras de couros dos ovinos Santa Inês retiradas na direção paralela ao dorso foram as mais resistentes à tração e as dos couros dos cruzados ½ Dorper + ½ Morada Nova as menos resistentes (P<0,05). As resistências dos couros dos ovinos Morada Nova e Somalis à tração não diferiram entre si, entretanto diferiram (P<0,05) dos outros dois grupos genéticos. As amostras de couros dos ovinos Santa Inês retiradas na direção paralela ao dorso foram mais resistentes à tração (P<0,05) do que aquelas retiradas na direção perpendicular. Os couros dos ovinos com a menor densidade folicular apresentaram maior resistência à tração e ao rasgamento, indicando que a composição folicular teve influência na qualidade dos couros.
Thesagro: Colágeno
Curtimento
Pele.
Data Created: 2012-07-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitoGrupoGeneticoJacinto.pdf122,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace