Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940999
Título: O uso de nitrato com monensina não afeta o nível de metemoglobina no sangue de bovinos de corte alimentados com dietas de alto concentrado.
Autoria: BERNDT, A.
CAMPOS, G. P.
SILVA, G. da
APAJALAHTI, J.
RINTTILÄ, T.
PERDOK, H.
Afiliação: ALEXANDRE BERNDT, CPPSE; GIULIANO PAVANI DE CAMPOS, NUTRON ALIMENTOS LTDA/CAMINAS; GRAZIELA DA SILVA, NUTRON ALIMENTOS LTDA/CAMINAS; JUHA APAJALAHTI, ALIMETRICS LTD/ESPOO, FINLAND; TEEMU RINTTILÄ, ALIMETRICS LTD/ESPOO, FINLAND; HINK PERDOK, PROVIMI HOLDING B.V., RESEARCH CENTRE DE VIERSPRONG/VELDDRIEL, THE NETHERLANDS.
Ano de publicação: 2012
Referência: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 22., 2012, Cuibá. Anais... Cuiabá: ABZ, 2012.
Conteúdo: O uso de nitrato na nutrição de ruminantes vem se ampliando como estratégia para redução da emissão de metano entérico. Foram utilizados 10 animais mestiços com peso inicial de 237,4 ± 53,2 kg submetidos a duas dietas com nitrato adicionadas ou não de monensina. Foram coletadas amostras de sangue quantificadas para o teor de metemoglobina. Os níveis de metemoglobina atingiram 20,3% com o uso de nitrato, entretanto nenhum sintoma de intoxicação foi observado. Este estudo mostrou que a monensina em combinação com com nitrato não afeta o nível de metemoglobina no sangue de bovinos de corte alimentados com dietas de alto concentrado.
Palavras-chave: Metemoglobinemia
Monesin
Nitrate
Ruminant
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCI2012.00176.pdf220.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace