Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/996046
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: WILHELM, A. E.
ANTONIASSI, R.
FARIA-MACHADO, A. F.
BIZZO, H. R.
REIS, S. L. R.
CENCI, S. A.
Additional Information: ALLAN EDUARDO WILHELM, CTAA; ROSEMAR ANTONIASSI, CTAA; ADELIA FERREIRA DE FARIA MACHADO, CTAA; HUMBERTO RIBEIRO BIZZO, CTAA; SANDRO LUIZ ROSA REIS, EXTRAIR ÓLEOS NATURAIS; SERGIO AGOSTINHO CENCI, CTAA.
Title: Diferentes taxas de alimentação de prensa do tipo expeller na eficiência de extração e na qualidade do óleo de semente de maracujá.
Publisher: Ciência Rural, Santa Maria, v. 44, n. 7, p. 1312-1318, jul. 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Ácidos graxos livres
Estabilidade oxidativa
Composição em ácidos graxos.
Description: Sementes de maracujá foram submetidas à prensagem sob diferentes taxas de alimentação (1,2 a 3,0kgh-1) com o objetivo de avaliar o impacto desta variação no rendimento do processo de extração, nas características de qualidade e na composição em ácidos graxos do óleo de semente de maracujá. O rendimento de extração de óleo variou entre 24 e 25%, com efi ciência de 84 a 86% e teor residual de óleo na torta parcialmente desengordurada em torno de 5%, indicando que o processo utilizado foi adequado à matéria-prima. O menor valor de temperatura de saída do óleo da prensa foi observado na taxa de alimentação de 2,4kgh-1. Não houve diferença signifi cativa (P>0,05) para a composição em ácidos graxos, estabilidade oxidativa, densidade e para os índices de iodo, saponificação, refração e de peróxidos. No entanto, houve diferença (P<0,05) quanto ao teor de ácidos graxos livres, que foi menor para o óleo obtido na maior taxa de alimentação, e para umidade do óleo, que foi maior para a menor taxa de alimentação. A taxa de alimentação na prensagem de sementes de maracujá promoveu diferenças quanto à qualidade do óleo.
Thesagro: Passiflora Edulis
Umidade.
Data Created: 2014-09-29
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014033.pdf134,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace