Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016006
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: KATASUKI, P. A.
MIZUBITI, I. Y.
RAMOS, B. M. de O.
DEMARCHI, J. J. A. de A.
RIBEIRO, E. L. de A.
BERNDT, A.
Informaçães Adicionais: PEDRO ANDRADE KATSUKI, ALUNO DE DOUTORADO -UEL/LONDRINA; IVONE YURIKA MIZUBUTI, DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA, UEL/LONDRINA/PR; BRUNO MAZZER DE OLIVEIRA RAMOS, COORDENADOR REGIONAL ALLTECH; JOÃO JOSÉ ASSUMPÇÃO DE ABREU DEMARCHI, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA)/SP; EDSON LUIS DE AZAMBUJA RIBEIRO, DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA, UEL/LONDRINA/PR.; ALEXANDRE BERNDT, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA)/SP.
Título: Desempenho, consumo e digestibilidade de nutrientes em bovinos de corte da raça Nelore, alimentados com rações à base de grão de milho inteiro, sem fibra longa, com diferentes níveis de substituição do grão de milho inteiro por casca de soja peletizada.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringá: SBZ, 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ração concentrada.
Conteúdo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes níveis de casca de soja peletizada (0, 15, 30 e 45%) em substituição ao grão de milho inteiro, em rações a base de alimentos concentrados, sobre o desempenho, consumo e digestibilidade dos nutrientes em bovinos da raça Nelore, castrados. Foram utilizados 24 bovinos Nelore, com peso vivo médio de 461,83 kg e idade média de 24 meses, alojados em baias individuais e em delineamento inteiramente casualizado. Os tratamentos (T) consistiram de rações a base de concentrado, onde o milho grão inteiro foi substituído pela casca de soja, nos níveis de 0, 15, 30 e 45% (T1, T2, T3 e T4). Observou-se efeito linear crescente dos diferentes níveis de inclusão de casca de soja sobre os consumos de MS (kg/dia), PB (kg/dia) e FDN (kg/dia) e efeito quadrático sobre o consumo de CNE (kg/dia). Com relação à digestibilidade dos nutrientes, verificou-se efeito linear decrescente dos diferentes níveis de casca soja sobre a digestibilidade da PB e CNE, e efeito quadrático sobre a digestibilidade da MS. Pode-se concluir que a inclusão de casca de soja em substituição ao grão de milho inteiro em dietas sem a presença de fibra longa, provenientes de forragens, aumenta o consumo de MS, PB e FDN; diminui a digestibilidade da MS, PB e CNE, mas não influenciam o desempenho e a eficiência alimentar de bovinos da raça Nelore.
Thesagro: Confinamento
Gado de Corte.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
prodi00006.pdf88,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace