Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016232
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRITO, F. de O.
MACHADO, A. A.
VALINOTE, A. C.
FORATTO, D.
NOGUEIRA FILHO, J. C. M.
BERNDT, A.
DEMARCHI, J. J. A. de A.
Informaçães Adicionais: FERNANDO DE OLIVEIRA BRITO, TRABALHO FINANCIADO PELA FAPESP E CNPQ; ANDRÉ ARTIN MACHADO, Graduando em Zootecnia pela FZEA-USP/PIRASSUNUNGA; AMAURY CAMILO VALINOTE, Doutor pela FZEA-USP/PIRASSUNUNGA; DIOGO FORATTO, GRANDUANDO, FZEA/USP, Pirassununga, SP.; JOSÉ CARLOS MACHADO NOGUEIRA FILHO, Professor Doutor da FZEA-USP/PIRASSUNUNGA; ALEXANDRE BERNDT, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA)/SP; JOÃO JOSÉ ASSUMPÇÃO DE ABREU DEMARCHI, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA)/SP.
Título: Efeito de aditivos sobre o perfil de ácidos graxos de dieta contendo óleo de girassol.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 45., 2008, Lavras. Anais...Lavras: UFLA, 2008. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ácido linoléico conjugado
Ácidos graxos saturados
Levedura
Monensina
Conteúdo: Objetivou-se avaliar a influência da monensina e da levedura sobre o perfil de ácidos graxos do conteúdo duodenal de novilhos Nelore alimentados com dietas contendo óleo de girassol. Foram utilizados quatro novilhos em delineamento experimental Quadrado Latino 4x4, com fístulas ruminal e duodenal. Os tratamentos experimentais foram: Controle, Monensina, Levedura e Monensina+Levedura. Cada período experimental foi constituído por 10 dias de adaptação às dietas e mais quatro dias de colheita de material duodenal. A utilização de monensina reduziu as porcentagens dos ácidos C16:0 e C18:2 c9c12, mas não teve efeito na concentração de ácidos graxos insaturados. O uso de cultura de levedura favoreceu a concentração dos ácidos C17:1 e C18:1 c15 e reduziu a concentração dos ácidos C18:0, C18:1 t10-11 e C18:1 t12, assim como reduziu o total de ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans. Os ácidos C11:0 e C13:0 Anteiso apresentaram interação entre os tratamentos, sendo que a cultura de levedura aumentou-os na presença de monensina, reduzindo-os na ausência desta. Portanto, o uso de monensina em dieta com óleo de girassol não afetou a concentração de ácidos graxos insaturados. O uso de levedura aumentou os ácidos graxos insaturados e reduziu os ácidos graxos saturados no conteúdo duodenal. Mais estudos devem ser conduzidos para elucidar o modo de ação das dessaturases, assim como o efeito dos aditivos sobre os microorganismos ruminais
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandreberndt2.pdf123,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace