Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1020774
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Jul-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MACHADO, C. de F.
JESUS, F. N. DE
LEDO, C. A. da S.
Informaçães Adicionais: CRISTINA DE FATIMA MACHADO, CNPMF; FÁBIO NASCIMENTO DE JESUS, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Título: Análise simultânea de caracteres quantitativos e qualitativos em genótipos de maracujá.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A análise conjunta de variáveis qualitativas e quantitativas tem sido apontada como uma ferramenta útil para uma estimativa mais robusta da diversidade genética entre os acessos de uma coleção de germoplasma. O objetivo do presente trabalho foi promover a análise simultânea de variáveis qualitativas e quantitativas e posterior agrupamento para definição da diversidade genética entre genótipos de maracujá por meio do algoritmo de Gower. Foram avaliadas 13 características qualitativas e 23 quantitativas em 22 acessos procedentes da Coleção de maracujá da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Os dados foram analisados de forma conjunta pelo algoritmo de Gower, detectando-se variabilidade para as variáveis qualitativas e quantitativas. Os quatro grupos formados permitiram a distinção precisa de acessos de maracujazeiros. O coeficiente de correlação cofenético da análise conjunta foi altamente significativo (CCC = 0.94**) quando comparado com os coeficientes das análises individuais. Foi possível identificar que dentro de um mesmo grupo existe similaridade entre os acessos. Contudo, entre os grupos, pode-se inferir sobre a presença de variabilidade para os descritores mínimos utilizados, indicando que estes genótipos podem ser utilizados como parentais em programas de melhoramento genético. Portanto, a análise simultânea de variáveis qualitativas e quantitativas utilizando o algoritmo de Gower foi eficiente na avaliação da diversidade genética entre os genótipos de maracujazeiros quando comparado com as análises individuais dessas variáveis.
Thesagro: Maracujá
Melhoramento vegetal
Variação genética
NAL Thesaurus: Passiflora
Genetic variation
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANALISESIMULTANEADECARACTERES.pdf32,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace