Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027423
Título: Perfil de biodisponibilidade indireta de zinco e ferro de diferentes genótipos de arroz para seleção destinada à biofortificação.
Autor: BASSINELLO, P. Z.
OLIVEIRA, B. M. de
NEVES, P. C.
MATSUSHIGE, I.
BRAZACA, S. G. C.
CARVALHO, J. L. V. de
Afiliación: PRISCILA ZACZUK BASSINELLO, CNPAF; BEATRIZ MENDONÇA DE OLIVEIRA, bolsista CNPq; PERICLES DE CARVALHO FERREIRA NEVES, CNPAF; IVA MATSUSHIGE, CNPAF; SOLANGE GUIDOLIM CANNIATTI BRAZACA, ESALQ; JOSE LUIZ VIANA DE CARVALHO, CTAA.
Año: 2015
Referencia: In: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 5., 2015, São Paulo. [Anais]... Brasília, DF: Embrapa; Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2015.
Páginas: p. 78-81.
Descripción: O arroz é um importante alimento básico para populações de muitos países e pode desempenhar um importante papel como veículo para micronutrientes os quais tais populações apresentem deficiência. Diferentes linhas de arroz de terras baixas foram avaliados para concentrações de ferro e zinco, assim como sua retenção após cozimento em grãos integrais e brancos. A razão molar entre fitatos e minerais também foi calculada para que fosse estimada a disponibilidade mineral no arroz. Os resultados mostraram importante variação em concentrações de ferro e zinco entre linhagens de arroz durante o processamento. Os fitatos predominaram em grãos integrais, conforme era esperado e isto se refletiu em disponibilidade de zinco superior em arroz branco cozido. Parece viável identificar genótipos de arroz com potencial para programas de melhoramento com foco em biofortificação de minerais.
Thesagro: Arroz
Oryza sativa
Zinco
Ferro
Genótipo
Palabras clave: Biofortificação
Fitato
Retenção mineral
Notas: Editora técnica: Marília Regini Nutti.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
pn2.pdf1,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace