Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074349
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Ago-2017
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TORREZAN, R.
SÁ, D. de G. C. F. de
TAKEITI, C. Y.
GALDEANO, M. C.
MINGUITA, A. P. da S.
OLIVEIRA, F. C. de
Informaçães Adicionais: RENATA TORREZAN, CTAA; DANIELA DE GRANDI CASTRO FREITAS, CTAA; CRISTINA YOSHIE TAKEITI, CTAA; MELICIA CINTIA GALDEANO, CTAA; ADRIANA PAULA DA SILVA MINGUITA, CTAA; FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA, CTAA.
Título: Aceitação de pães do tipo francês com teor reduzido de sódio.
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO NACIONAL, 20.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 6., 2017. Belém. Segurança e qualidade de alimentos. Belém, PA: LACEN: UFPA, 2017. p. 1-5.
Idioma: pt_BR
Notas: ENAAL. 1 CD-ROM. Seção Trabalhos. Ref. 2906. Promoção: SBAAL. 13 a 16 de agosto.
Palavras-chave: Avaliação sensorial
Volume específico de pães.
Conteúdo: O sódio é o componente principal do sal, que exerce uma função muito importante na fabricação dos pães, não apenas no que se refere às qualidades viscoelásticas da massa, deixando-a mais resistente e com melhor hidratação, mas também regula a fermentação, ajuda na conservação, confere aspecto suave ao miolo, inibe a ação de fermentos proteolíticos que prejudicam o desenvolvimento do glúten e contribui para o sabor (SEBESS, 2011). O Estado do Rio de Janeiro é o segundo da união em número de padarias e, assim, o pão francês, que é um dos alimentos de consumo diário para grande parte da população carioca é importante para a avaliação da redução deste ingrediente. Devido às mudanças, exigências e conveniência da vida moderna, muitos dos brasileiros consomem produtos alimentícios industrializados ou se alimentam fora dos seus lares. De acordo com o ministério da saúde, esta mudança nos hábitos alimentares tem levado ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis e assim têm sido realizadas ações que visam a melhoria nutricional dos alimentos processados, tais como o incentivo à redução da adição de sódio nestes tipos de produtos. Em 2010 em conjunto com a ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA) e entidades representativas da indústria, este ministério propôs uma agenda com vistas a contribuir para os esforços de redução do consumo de sódio da população brasileira a menos de 2000 mg/pessoa/dia até 2020. A análise sensorial é utilizada para medir, analisar e interpretar as reações produzidas no consumo de alimentos e como elas são percebidas pelos nossos órgãos da visão, olfato, gosto, tato e audição. a análise sensorial frente à redução de sódio em alimentos processados é uma ferramenta fundamental no que se refere à reformulação de produtos pela indústria. O objetivo deste trabalho foi definir o nível de redução de sal que é percebido sensorialmente e como esta redução afeta as características e a aceitação dos pães elaborados.
Thesagro: Sal.
Ano de Publicação: 2017
ISSN: 2175 1781
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
290601082017161453.pdf231,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace