Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088701
Título: Emissão de inflorescências de palma de óleo (Elaeis Guineensis Jacq.) sob diferentes níveis de depleção de água no solo.
Autoria: VIANA, J. L.
SILVA, V. Q. R. da
ZOLIN, C. A.
SOARES, M. B.
MACHADO, B. G.
BACCIN, G. N.
COSTAS, R. S.
Afiliação: JESSICA LIMA VIANA, UFMT-SINOP; VANESSA QUITETE RIBEIRO DA SILVA, CPAMT; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; MATHEUS BORTOLANZA SOARES, UFMT-SINOP; BERNARD GOMES MACHADO, UFMT-SINOP; GUILHERME NOVI BACCIN, UFMT-SINOP; RONALDO SANTOS COSTAS, UFMT-SINOP.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 53-56.
Conteúdo: A cultura da palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq.) tem grande potencial para contribuir na efetivação da produção de biocombustíveis no Brasil, sendo uma das espécies oleaginosas com maior adensamento energético e ampla adaptação ao território nacional. O potencial da cultura é reconhecido pelo governo federal ao defini-la como espécie estratégica para uso energético no âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). É uma palmeira monoica, com produção contínua ao longo do ano e inflorescências masculinas e femininas produzidas em ciclos alternados de duração variável. Na axila de cada folha emitida desenvolve-se uma gema floral que pode transformar-se em inflorescência masculina, feminina ou hermafrodita (Ramalho Filho, 2010). Diante de sua alta produção de óleo, com qualidade para fins alimentícios, energéticos, siderúrgicos, cosméticos, dentre outros, é essencial avançar em conhecimento sobre a produção de cachos por planta, a qual está diretamente relacionada à emissão de inflorescências. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a emissão de inflorescências em duas cultivares de palma de óleo, sob cinco diferentes níveis de depleção de água no solo, bem como a relação de gênero entre as inflorescências.
Thesagro: Inflorescência
Elaeis guineensis
Dendê
Variedade
Palavras-chave: Palma de óleo
Sinop
Mato Grosso
Cultivar
BRS C2528
BRS C2501
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017-cpamt-vqrs-emissao-inflorescencias-palma-oleo-diferentes-niveis-deplecao-agua-solo-p-53-56.pdf452,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace