Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091951
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, V. P.
SANTOS, T. B.
FERREIRA, M. A. R.
VARJÃO, L. L.
OLIVEIRA, V. R. de
FREITAS, S. T. de
Additional Information: VAGNER PEREIRA SILVA, Mestrando da UNIVASF; THAIS BARBOSA SANTOS, Mestrando da UNIVASF; MARIA APARECIDA RODRIGUES FERREIRA, UPE; LUNA LOPES VARJÃO, Mestranda UNEB; VISELDO RIBEIRO DE OLIVEIRA, CPATSA; SERGIO TONETTO DE FREITAS, CPATSA.
Title: Caracterização físico-química de frutos de umbuzeiro para consumo in natura em dois estádios de maturação.
Publisher: In: ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 3., 2017, Bananeiras, PB. A agroindústria e os desafios da segurança alimentar: anais. Bananeiras: UFPB/Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Umbuzeiro
BAG
Agroindústria
Consumo in natura
Description: O Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de umbus (Spondias tuberosa Arruda) da Embrapa Semiárido possui 200 genótipos que representam a variabilidade genética da espécie no semiárido brasileiro, apresentando frutos com diferentes tamanhos, teores de açúcares, vitamina C, acidez, entre outras características de interesse. Por este motivo, objetivou-se com esse trabalho, avaliar a qualidade físico-química de frutos de umbuzeiros do BAG da Embrapa Semiárido, visando identificar genótipos com potencial para o consumo in natura e/ou processamento. Utilizou-se delineamento fatorial 6x2, sendo 6 genótipos e 2 estádios de maturação, com 4 repetições e 5 frutos por repetições. Os genótipos utilizados foram: BGU37, BGU44, BGU48, BGU52, BGU55 e BGU68; e dois estádios de maturação: frutos ?inchados? e frutos totalmente maduros. Determinou-se os sólidos solúveis (SS), a acidez titulável e a relação SS/AT dos frutos. De acordo com os resultados, os genótipos avaliados apresentaram altos teores de SS e AT, sendo os genótipos BGU44 e BGU48 os mais indicados para o consumo in natura e processamento, pois apresentaram a maior relação SS/AT no estádio de maturação ?inchado?.Para frutos em estádio maduro, os genótipos BGU37 e BGU52 são os mais adequados, devido ao maior valor de sólidos solúveis.
Thesagro: Spondias Tuberosa
Pós-Colheita
Genótipo
Umbu
Processamento
NAL Thesaurus: Spondias
Postharvest technology
Data Created: 2018-05-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sergio2017.pdf887.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace