Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123449
Título: Propagação sexuada e assexuada de saracura-mirá (Ampelozizyphus amazonicus Ducke - Rhamnaceae), em ambiente natural e viveiro, com quatro concentrações de Ácido Indol Butírico.
Autoria: VIANA JÚNIOR, J. M.
Afiliação: JANUÁRIO MACÊDO VIANA JÚNIOR, Coorientador: Francisco Célio Maia Chaves, CPAA.
Ano de publicação: 2011
Referência: 2011.
Páginas: 60 f.
Conteúdo: A Amazônia é a maior reserva de produtos naturais com potencial fitoterápico do planeta e a sua população emprega-os empiricamente para esses fins. Mas o desmatamento, associado a pratica extrativista predatória, vem provocando a diminuição, bem como a erosão genética, podendo levar até a extinção dessas espécies. Dentre as inúmeras plantas que são utilizadas pela sua população para tratar diversos males, está a saracura-mirá (Ampelozizyphus amazonicus Ducke),também conhecida como cerveja-de-índio,que é bastante utilizada pela população amazônica para o tratamento de diversas enfermidades, destacando-se o uso como medida profilática contra a malária, que já teve sua eficácia comprovado através de testes em laboratório. O presente trabalho objetivou avaliar as formas de propagação da espécie Ampelozizyphus amazonicus.
Palavras-chave: Domesticação de plantas
Notas: Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientador: Ari de Freias Hidalgo; coorientador: Francisco Célio Maia Chaves.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANUARIO-MACEDO-VIANA-JUNIOR.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace