Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131170
Título: Identidade, cultura e segurança alimentar: contradições na produção da quinoa real em comunidades tradicionais de salinas de Garci de Mendoza, no altiplano Boliviano.
Autor: LAURA, B. C.
LIMA, R. de S.
FEIDEN, A.
Afiliación: BRIGIDA CHOQUEHUANCA LAURA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
ROMILDA DE SOUZA LIMA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
ALBERTO FEIDEN, CPAP.
Año: 2021
Referencia: Faz ciência, v. 23, n. 37, p. 183-210, jan/jun. 2021.
Descripción: Este artigo apresenta, de forma resumida, a realidade vivenciada na comunidade camponesa tradicional Salinas de Garci de Mendoza, no altiplano boliviano, focando principalmente nas mudanças pelas quais passa o modelo produtivo, e as implicações na segurança e soberania alimentar da região e do país, que é considerado o principal produtor e exportador da variedade ?quinoa real?. Efetivou-se uma pesquisa de campo na comunidade entre os meses de março e abril de 2018, temporada da colheita da quinoa. Foram realizadas entrevistas com produtores da 'quinoa real', técnicos e lideranças da comunidade. Os resultados evidenciam que a quinoa passou de um sistema tradicional de produção a um sistema de monocultivo, onde o capital e a maquinaria agrícola entram como novo elemento imperante na comunidade. Culturalmente a quinoa cumpria um significado importante na segurança e soberania alimentar da região, porém o que se observa é que grande parte dos produtores chegaram a produzir, exclusivamente, com o propósito de destinar a totalidade da produção ao mercado e não para o autoconsumo, ocasionando interferência nos hábitos alimentares dos locais.
Thesagro: Quinoa
Comunidade Rural
NAL Thesaurus: Rural communities
Quinoa grain
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Quinoa-Comunidades-tradicionais-2021.pdf958,83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace