Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138860
Título: Caracterização biométrica de quiabo-de-metro.
Autoria: SILVA, L. G. de O.
HOOGERHEIDE, E. S. S.
ROSSI, A. A. B.
BOTELHO, S. de C. C.
SILVA, B. R. da
SILVA, W. D. da
Afiliação: LEONÍCIA GOULART DE OLIVEIRA SILVA, UNEMAT, Alta Floresta-MT; EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; ANA APARECIDA BANDINI ROSSI, UNEMAT, Alta Floresta-MT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; BRUNO RAFAEL DA SILVA, CPAMT; WILIANE DYENE DA SILVA, UFMT, Sinop-MT.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 5.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 10., 2021. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2021. p. 14.
Conteúdo: A caracterização biométrica representa uma ferramenta essencial para identificar as principais características intrínsecas ao fruto e à semente, favorecendo subsídios para o melhor entendimento da dinâmica produtiva e exploração das espécies. O objetivo do trabalho foi caracterizar as sementes e frutos da planta alimentícia não convencional (PANC) quiabeiro-de-metro (Trichosanthes cucumerina) nas condições da Amazônia brasileira. O experimento foi conduzido em ambiente natural, no sítio Rancho Rowleod, localizado no município de Nova guarita, MT, cercado com tela específica para hortaliças, porém a semeadura foi feita em sacos plásticos, medindo 10 cm x 15 cm, preenchidos com substrato para plantas da marca Tropstrato HT®, sendo uma semente por saco na profundidade de 1,5 cm a 2 cm. Dessa semeadura, nove mudas foram obtidas. As mudas foram transplantadas quando apresentaram duas folhas definitivas para a área experimental, no espaçamento 3,00 x 3,00, formando três fileiras com três plantas cada, no período de abril a setembro de 2020. Em julho de 2020 (110 dias após o transplantio) foram colhidos e selecionados 60 frutos verdes para análise biométrica, os quais foram separados e classificados quanto ao tamanho (comprimento e diâmetro), utilizando paquímetro digital. Destes frutos, foram retiradas 100 sementes para a determinação do comprimento, largura e massa fresca. Para a determinação das dimensões, foi utilizado um paquímetro digital com precisão de 0,05mm, e uma balança de precisão para a obtenção da massa fresca. Para cada característica foram calculados a média, a mediana, a variância, o desvio padrão e amplitude. O comprimento dos frutos apresentou medidas entre 52 cm e 122 cm. A massa variou entre 118 g e 687 g, porém, o intervalo com maior frequência foi entre 400 g e 499 g. Já o diâmetro do fruto, variou entre 2,2 cm a 4,1 cm; e o número de sementes entre 0 unidades a 52 unidades, apresentando em média comprimento de1,5 cm, largura 1,01 cm e massa de 14,73 g. As avaliações biométricas das sementes, são importantes, pois estas características obtidas é uma medida considerável, visando obter sementes saudáveis, uniformes e consequentemente maior probabilidade de germinação. Os resultados para frutos e sementes foram considerados dentro dos padrões comparados a outros estudos realizados nos continentes asiático e africano de avaliação biométrica. Portanto avaliação biométrica de modo geral é uma característica importante na seleção, visando melhoramento genético natural e por conseguinte o processamento de frutas na indústria ou comércio in natura.
Thesagro: Hortaliça
Semente
Fruto
NAL Thesaurus: Trichosanthes cucumerina
Palavras-chave: PANC
Planta alimentícia não convencional
Caracterização biométrica
Quiabo-de-metro
Nova Guarita-MT
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021-cpamt-essh-caracterizacao-biometrica-quiabo-metro-p-14.pdf348,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace