Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160813
Título: Soil microbial biomass carbon and Jatropha curcas yield intecropping with forages and crop species.
Autor: SILVA, A. O. da
SILVA, J. A. N. da
ARCOVERDE, S. N. S.
OLIVEIRA. G. B. A. de
ARMANDO, E. J.
SILVA, C. J. da
Afiliación: ALESSANDRA OLIVEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; JOÃO ALFREDO NETO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; SÁLVIO NAPOLEÃO SOARES ARCOVERDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; GRACIELA BENITES ACUNHA DE OLIVEIRA; EGAS JOSÉ ARMANDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; CESAR JOSE DA SILVA, CPAO.
Año: 2023
Referencia: Agrarian, v. 16, n. 56, e17226, 2023.
Descripción: A domesticação da Jatropha curcas L. no território brasileiro tem sido impulsionada pelo seu grande potencial na produção de grãos, óleo e, em particular, sua adaptação a diferentes condições de solo e clima. O objetivo foi avaliar a qualidade biológica do solo por meio do carbono da biomassa microbiana do solo e seus índices derivados (quociente metabólico e quociente microbiano) no consórcio de J. curcas com várias espécies de forragens, leguminosas e sistemas de rotação de culturas anuais, bem como a produção acumulada de grãos e óleo de J. curcas. O experimento foi conduzido em área comercial no delineamento experimental de blocos ao acaso com os tratamentos dispostos em um arranjo fatorial 12 x 2, com quatro repetições, resultando em 12 tratamentos com sistemas de cultivo e 2 momentos de amostragem (fevereiro de 2012 e maio de 2012). A amostragem do solo foi realizada em fevereiro e maio de 2012, na camada de 0 a 10 cm, e quatro amostras compostas foram coletadas em cada sistema de cultivo, a partir de cinco subamostras em cada parcela. O consórcio de J. curcas com B. ruziziensis favorece a manutenção da comunidade de microrganismos do solo em comparação com o tratamento com as espécies P. maximum cv. Massai e Cajanus cajan, que promoveram a diminuição na dinâmica da matéria orgânica do solo em comparação com os outros sistemas de cultivo. O sistema de monocultivo de J. curcas e os sistemas de consórcio em rotação 2 e 3 obtiveram maiores rendimentos de grãos e óleo de J. curcas ao longo de três safras.
Thesagro: Microbiologia do Solo
Biomassa
Forrageira Tropical
Palabras clave: Cultivo consorciado
Pinhão manso
DOI: 10.30612/agrarian.v16i56.17226
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
4-Artigo-Agrarian-Diss.-Alessandra-09-23.pdf9.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace