Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164183
Título: Contribuições do estado da arte sobre as políticas públicas para a agricultura familiar após a agenda 2030 das Nações Unidas.
Autoria: AGUIAR, J. C. B.
PEREIRA, L. DE A.
SILVA, L. S. C. V. DA
SILVA, W. V. DA
CURADO, F. F.
SILVA, B. L.
SÁ JÚNIOR, A. N.
SALDANHA, P. T. M.
Afiliação: JOÃO CARLOS BELARMINO AGUIAR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; LIDIANE DE ALMEIDA PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; LUCIANA SANTOS COSTA VIEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; WESLEY VIEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; FERNANDO FLEURY CURADO, CNAT; BIANCA LIMA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; ADALBERON NONATO SÁ JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; PAULO TADEU MOREIRA SALDANHA, INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.
Ano de publicação: 2024
Referência: International Journal of Scientific Management and Tourism, v. 10, n. 3, 2024.
Páginas: 20 p.
Conteúdo: O presente artigo tem por objetivo identificar contribuições do estado da arte sobre as políticas públicas para a agricultura familiar após a aprovação da Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas, bem como inovações relacionadas ao estudo. Trata-se de pesquisa exploratória, de procedimento bibliográfico e de abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que o estado da arte de artigos classificados nos dois primeiros quartis do Scimago® aponta para as seguintes dimensões de políticas públicas para a agricultura familiar: i) participação social no contexto de fomento Estatal; ii) acesso à crédito; iii) acesso à terra; iv) acesso à água; v) acesso a mercados institucionais; vi) gênero, com destaque para as mulheres; e, vii) combinação entre essas políticas públicas para a agricultura familiar. Contudo, não foram evidenciadas inovações no estudo da temática. Assim, sugere-se que a combinação de políticas públicas para agricultura familiar retratada pela literatura possa promover inovações relevantes para o desenvolvimento da agricultura familiar nas dimensões identificadas, podendo ser utilizada como fundamento de outros estudos e auxiliar governos na formulação e na implementação de políticas públicas a partir das perspectivas e resultados deste estado da arte.
Thesagro: Políticas Públicas
Agricultura Familiar
Palavras-chave: Agenda 2030 da ONU
Estado da arte
Políticas públicas para a agricultura familiar
Acesso à credito
Acesso à terra
Acesso à água
Acesso a mercados institucionais
Gênero mulher
ISSN: 2386-8570
Digital Object Identifier: 10.55905/ijsmtv10n3-004
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuicoesEstadoArte.pdf455.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace