Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165310
Title: Saponina de Albizia inundata como surfactante para dispersão de Beauveria bassiana no controle de mosca-branca.
Authors: OLIVEIRA, G. S.
COSTA-LIMA, T. C. da
GAVA, C. A. T.
FÉLIX, W. P.
GERVÁSIO, R. de C. R. G.
Affiliation: GISELE SILVA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; TIAGO CARDOSO DA COSTA LIMA, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; WAGNER PEREIRA FÉLIX, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; RITA DE CÁSSIA RODRIGUES GONÇALVES GERVÁSIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Date Issued: 2022
Citation: In: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 5, 2022, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
Pages: p. 11.
Description: Os fungos entomopatogênicos são promissores para o controle de pragas agrícolas. Para obter uniformidade na aplicação desses microrganismos, é essencial o uso de substâncias dispersantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a saponina de Albizia inundata (Mart.) Barneby & J. W. Grimes como surfactante para a dispersão de Beauveria bassiana (Balsamo) Vuillemin no controle de Bemisia tabaci (Genn.). Foram preparadas suspensões de B. bassiana IBCB 66 (1 x 108 conídios.mL-1) dispersas em solução de saponina de A. inundata (1.000 mg.L-1) ou em Triton X-100 (0,01%) (testemunha). Cada solução foi agitada e transferida para a câmara de Neubauer para a contagem de conídios aos 0, 15, 30 e 60 minutos após agitação. Para avaliar o efeito sobre a mosca-branca, folíolos de feijão-caupi contendo ninfas recém-xadas oram pulverizados com B. bassiana em diferentes volumes de diluição (0; 104; 105; 106; 107 e 108 conídios.mL-1) utilizando-se a solução de saponina ou o Triton como dispersante. A mortalidade das ninfas foi avaliada até o sexto dia após a pulverização. Para o ensaio de dispersão foi determinada a porcentagem de decantação, a taxa de decantação e a taxa de decantação de conídios/minuto. A solução de saponina promoveu maior dispersão de conídios, porém, apresentou menor estabilidade de suspensão, com maior taxa de decantação/minuto em relação a Triton. Não houve efeito dos surfactantes sobre a mortalidade de ninfas. B. bassiana que causou mortalidade superior a 90% das ninfas na maior dose aplicada. A CL50 foi de 1,44 e 2,35 conídios mL para Triton e saponina, respectivamente, sem diferença entre os tratamentos. A saponina de A. inundata apresentou dispersão dos conídios e mortalidade de ninfas de B. tabaci similar a Triton, enquanto espalhante adesivo de formulação em pó de B. bassiana demonstrando seu potencial para substituição aos produtos comumente utilizados.
Thesagro: Mosca Branca
Inseto
Controle Biológico
Praga
Beauveria Bassiana
Bemisia Tabaci
NAL Thesaurus: Fruit flies
Keywords: Saponina de Albizia
Fungos entomopatogênicos
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 309).
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Albizia-inundata-como-surfactante.pdf174.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace