Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171354
Title: Uso de orizalina em plântulas para obter tetraploides de coffea canephora resistentes à nematoides.
Authors: ALMEIDA, L. E. F. de
ANGELO, P. C. da S.
Affiliation: LARISSA EMANUELLY FANTIN DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; PAULA CRISTINA DA SILVA ANGELO, CNPCA.
Date Issued: 2024
Citation: In: SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 32.; SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO, 14.; SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO, 1., 2024, Londrina. Resumos... Londrina: IDR-Paraná, 2024.
Pages: p. 34
Description: A hibridização interespecífica é utilizada para introduzir características que agregam valor agronômico em espécies cultivadas comercialmente, inclusive o cafeeiro. Clones de C. canephora, espécie diploide, resistentes a várias populações de Meloidogyne paranaensis, foram selecionados no IDR-Paraná em Londrina. Esse nematoide coloniza raízes do cafeeiro suscetível e pode levar a perdas de 90% da produção. Para introduzir a resistência em C. arabica, que é tetraploide, é preciso duplicar o número de cromossomas de C. canephora, utilizando substâncias anti-mitóticas. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da orizalina aplicada ao meristema apical de plântulas recém-germinadas como método para tetraploidizar C. canephora resistente a nematoides. As sementes oriundas do cruzamento entre clones resistentes ao nematoide foram germinadas em leito de areia. As plântulas foram transferidas para substrato com adubo de liberação lenta e tratadas com orizalina a 10, 40 e 80 mg L-1 em ágar, por cinco dias. Foram tratadas 44 plantas por concentração de orizalina, cada planta analisada como uma unidade experimental. Nos meses que se seguiram ao tratamento foram coletados dados sobre a sobrevivência das plantas, e o lançamento de folhas definitivas. Sempre que as folhas definitivas atingiram tamanho entre 8-10 x 5-4 cm (comprimento x largura do limbo), foram preparadas impressões em esmalte de unhas do limbo abaxial. As impressões foram levadas ao microscópio com câmera digital acoplada para registro de imagens em aumento 400X (5 imagens) e 100X (3 imagens de 0,6 mm2). O número de estômatos foi utilizado como triagem inicial, para indicar plantas com anomalias numéricas de cromossomas, visto que estas duas características têm correlação negativa significativa. De 132 plantas tratadas, 82% sobreviveram e 76% foram avaliadas, com pelo menos uma folha. Da avaliação inicial, resultou a eliminação de 20 plantas com mais estômatos que C. canephora não tratado, em 80% das imagens. Para plantas que continuaram sob avaliação, contou-se estômatos em imagens sob aumento de 100X. Entre estas, 15 apresentam número de estômatos por imagem menor que a metade do observado para C. canephora não tratado e próximo ao observado para C. arabica. As expectativas são de que as plantas que apresentam a metade dos estômatos nas folhas estejam com o número de cromossomas duplicado.
Thesagro: Café Robusta
Plântula
Variedade Resistente
Nematóide
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uso-de-orizalina-em-plantulas.pdf123.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace