Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172571
Título: Adequação do teste de tetrazólio para avaliação da viabilidade de sementes de Neoglaziovia variegata (Arruda) Mez.
Autoria: GOMES, R. A.
OLIVEIRA, W. A. S.
FERREIRA, M. A. R.
SILVA, J. C.
SILVA, J. J.
BECKMANN-CAVALCANTE , M. Z.
DANTAS, B. F.
Afiliação: RAQUEL ARAUJO GOMES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; WILLIANE A. S. OLIVEIRA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA; MARIA APARECIDA R. FERREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JAMILLE C. SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JAILTON J. SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; MÁRKILLA ZUNETE BECKMANN-CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, 5., 2024, Juazeiro e Petrolina. O futuro da restauração: anais. Londrina: SOBRE, 2024.
Páginas: p. 107.
Conteúdo: A tecnologia de sementes de espécies herbáceas nativas, visa aprimorar métodos para promover a regeneração da vegetação, aumentando a diversidade de plantas e contribuindo para a resiliência do ecossistema frente às mudanças climáticas e à degradação. O objetivo do trabalho foi estabelecer um protocolo para avaliação da viabilidade das sementes de Neoglaziovia variegata (Arruda) Mez (caroá). Sementes de caroá foram pré-embebidas em água por 24h, com posterior corte longitudinal, paralelo ao embrião. Em seguida, as sementes foram colocadas em soluções de cloreto 2,3,5 trifenil de tetrazólio de diferentes concentrações (0,01; 0,05; 0,075; 0,1; 0,25; 0,5; 0,75 e 1%) e incubadas durante 24 horas, a 30 °C no escuro. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 4 repetições de 25 sementes. As sementes foram consideradas viáveis quando o embrião apresentou coloração vermelho-carmim brilhante e os tecidos estavam túrgidos. Os resultados foram comparados com a germinação a 30 °C utilizando uma amostra do mesmo lote. Foi aplicado o teste de normalidade e o teste de Dunnett a 5% de probabilidade para comparação entre os resultados dos diferentes testes. Não foi observada nenhuma coloração que indicasse a viabilidade de sementes quando incubadas a 0,01% e a concentração 0,75% foi a única em que os resultados do teste de tetrazólio não diferiram do teste de germinação. Dessa forma, para a realização do teste de tetrazólio em sementes de caroá é recomendada a utilização da solução de tetrazólio a 0,75% durante 24 horas.
Thesagro: Caatinga
Bromeliaceae
Semente
Caroá
Neoglaziovia Variegata
NAL Thesaurus: Natural resources
Palavras-chave: Conservação da Caatinga
Tecnologia de sementes
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adequacao-do-teste-de-tetrazolio-para-avaliacao-da-viabilidade-de-sementes-de-Neoglaziovia-variegata.pdf31.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace