Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172680
Título: Valor nutritivo da “Brachiaria decumbens” em condições de sombreamento por árvores ou a sol pleno.
Autor: PACIULLO, D. S. C.
MORENZ, M. J. F.
CARVALHO, C. A. B. de
LOPES, F. C. F.
AROEIRA, L. J. M.
COSTA, F. J. N.
RODRIGUES, G. S.
MOTTA, A. C. S.
Afiliación: DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; MIRTON JOSE FROTA MORENZ, CNPGL; CARLOS AUGUSTO BRANDÃO DE CARVALHO, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL; FRANCISCO JOSE NASCIMENTO COSTA, CNPGL; GUSTAVO SOARES RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; ANA CLARISSA SOUZA MOTTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.
Año: 2006
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
Descripción: O objetivo deste trabalho foi avaliar o valor nutritivo da forragem em uma pastagem de “B. decumbens” estabelecida em um sistema silvipastoril, contendo faixas de 30 metros de largura com a gramínea exclusiva, alternada com faixas de 10 metros, plantadas com espécies arbóreas. Foi adotado o delineamento experimental de blocos completos casualizados com arranjo fatorial 2 x 2, resultante da combinação entre duas frações da planta (folha e colmo) e dois ambientes de luminosidade (radiação solar plena e sob sombreamento natural de árvores), com quatro repetições. Foram avaliados os teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e lignina e a digestibilidade “in vitro” da matéria seca (DIVMS). Os teores de FDA, FDN e lignina foram maiores no colmo que na folha, enquanto para DIVMS observou-se comportamento inverso. Os teores de FDN foram maiores a pleno sol que em condições de sombreamento, enquanto os valores de PB bruta na lâmina foliar e a DIVMS obtidos na sombra superaram aqueles observados a pleno sol. Os resultados evidenciaram que o sombreamento moderado, exercido por árvores existentes em sistemas silvipastoril, proporciona aumento nos teores de proteína bruta e redução nos teores de fibra em detergente neutro, incrementando a digestibilidade “in vitro” da MS da “B. decumbens”, cultivada no sub-bosque.
Thesagro: Gramínea Forrageira
Pastagem
Arborização
Digestibilidade
Sombreamento
Proteína Bruta
Palabras clave: Sistema silvipastoril
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Valor-nutritivo-da-Brachiaria-decumbens.pdf23.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace