Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172744
Título: Avaliação do potencial fisiológico em sementes de faveleira (Cnidoscolus quercifolius Pohl) (EUPHORBIACEAE) por meio do teste de tetrazólio.
Autor: SILVA, J. de J.
SILVA, J. C.
GOMES, R. A.
FERREIRA, M. A. R.
FREITAS, M. V. C.
DANTAS, B. F.
Afiliación: JAILTON DE JESUS SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JAMILLE CARDEAL SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; RAQUEL ARAUJO GOMES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; MARIA APARECIDA RODRIGUES FERREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; MARCOS VINICIUS CARVALHO FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA.
Año: 2024
Referencia: In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, 5., 2024, Juazeiro e Petrolina. O futuro da restauração: anais. Londrina: SOBRE, 2024.
Páginas: p. 153.
Descripción: Testes rápidos são essenciais para avaliar a qualidade fisiológica das sementes. O objetivo deste estudo foi ajustar a metodologia para avaliação da viabilidade de sementes de faveleira por meio do teste de tetrazólio. Foram utilizadas sementes de três lotes, retirados os tegumentos e colocadas em pré-condicionamento entre papel mata-borrão umedecido com água destilada por 16h a 30°C. Foi realizado um corte longitudinal nas sementes, passando pelo endosperma e embrião, escolhendo a metade mais adequada para visualizar as estruturas internas. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 7 x 4, com sete concentrações do cloreto 2,3,5-trifenil tetrazólio (0,025; 0,05; 0,075; 0,1; 0,25; 0,5 e 0,75%) e quatro tempos de imersão (1, 2, 3 e 4h), com quatro repetições de 20 sementes. As sementes foram avaliadas individualmente e classificadas em viáveis e não viáveis. Os critérios utilizados foram tonalidade e uniformidade de coloração no endosperma e embrião. A combinação que permitiu melhor visualização dos tecidos vivos e que não diferiu da porcentagem de germinação, para os três lotes, foram 0,05 e 0,075% em 3 e 4h. As soluções com concentrações de tetrazólio mais altas dificultaram a distinção entre tecidos vivos e deteriorados, promovendo superestimação da viabilidade devido a intensa coloração. A condição ideal para realização do teste de tetrazólio para sementes de faveleira é a imersão na solução de cloreto de 2,3,5-trifenil tetrazólio na concentração de 0,05% por 3 h para reduzir tempo e custos.
Thesagro: Faveleira
Semente
Caatinga
Teste de Tetrazólio
NAL Thesaurus: Cnidoscolus quercifolius
Palabras clave: Qualidade fisiológica
Teste rápido
Tecnologia de sementes
Favela
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-do-potencial-fisiologico-em-sementes-de-faveleira.pdf37.43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace