Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184359
Título: Quantificação de compostos cianogênicos em diferentes genótipos de mandioca.
Autor: MOREIRA, J. V. S.
JESUS NETA, P. DE
TRINDADE, M. R. DE S.
OLIVEIRA, L. A. de
JESUS, J. L. de
OLIVEIRA, E. J. de
Afiliación: JOÃO VINÍCIUS SOUZA MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; PALMIRA DE JESUS NETA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; MATEUS RAMOS DE SANTANA TRINDADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA, CNPMF; JACIENE LOPES DE JESUS ASSIS, CNPMF; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPCA.
Año: 2025
Referencia: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 18., 2024. Inovação para a sustentabilidade agrícola. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2025. p. 100. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Eventos Técnicos & Científicos, 003).
Descripción: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é um alimento básico para milhões de pessoas em países tropicais da América Latina, Ásia e África, além de ser considerada de importância estratégica como cultura de subsistência para a segurança alimentar, especialmente em vários países africanos. A mandioca contém glicosídios cianogênicos (linamarina e lotaustralina) que na presença da enzima linamarase ou de ácidos, sofre hidrólise, dando origem ao ácido cianídrico (HCN), que pode ter efeito letal ao ser ingerido, dependendo da dose e do peso corporal. Os glicosídios cianogênicos podem ser encontrados em toda planta, em diferentes concentrações. A sua concentração depende da variedade, mas também pode ser afetada pelas condições ambientais em que a planta é exposta, como clima, solo, dentre outros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mandioca é classificada como mansa, macaxeira, aipim ou de mesa se possuir menos de 50 mg de HCN por quilo de raiz fresca, caso ultrapasse, é considerada mandioca brava. [...].
Thesagro: Mandioca
Composto Cianogênico
Genótipo
Manihot Esculenta
Melhoramento Genético Vegetal
Melhoramento Vegetal
NAL Thesaurus: Cassava
Cyanogenic glycosides
Genotype
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ResumosSoltos-Anais-18-JornadaCientifica-2024-paginas-100.pdf110,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace