Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12924
Título: Agrupamento de linhagens de fungo com base em crescimento micelial e esporulacao.
Autor: MAIA, A. de H. N.
ROSAMIGLIA, A. C.
Afiliación: EMBRAPA-CNPMA.
Año: 1998
Referencia: In: REUNIAO ANUAL DA REGIAO BRASILEIRA DA SOCIEDADE BRASILEIRA INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 43., 1998, Araraquara, SP. Conferencias. Araraquara: UNESP, 1998.122p.
Páginas: p.48
Descripción: A caracterizacao morfologica e genetica do fungo Colletotrichum gloeosporioides faz parte de estudos para subsidiar a avaliacao de cochonillha Orthezia praelonga. Algumas linhagens do fungo C. gloeosporioides sao agentes causadores de doencas em Citrus. Essas linhagens sao ditas fitopatogenicas enquanto as que causam doencas em insetos sao chamadas entomopatogenicas. Portanto, o risco de que as linhagens entomopatogenicas passem a atuar como fitopatogenicas, quando usadas no controle de pragas, esta relacionado com o grau de similaridade entre essas linhagens. Nesse estudo, foi realizada uma analise de agrupamento para verificar se a classificacao baseada na similaridade observada quanto ao crescimento e esporulacao, coincide com a classificacao previa das linhagens em fitopatogenicas e entomopatogenicas. A tecnica de agrupamento foi aplicada a dois conjuntos de variaveis: (a) taxa de crescimento micelial media e esporulacao; e (b) esporulacao e estimativas dos efeitos linear (a), quadratico (b) e cubico (y) das curvas de crescimento micelial. Nos dois casos a esporulacao foi mensurada pelo numero medio de conidios/ml. As estimativas dos parametros a, b e y foram ponderadas com base na sua contribuicao para a composicao da taxa de crescimento. O uso desta tecnica, por permitir a visualizacao dos grupos, facilita o diagnostico confirmador da distincao entre as linhagens.
Thesagro: Esporulação
Fungo
Palabras clave: Agrupamento
Micelial
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MaiaAgrupamento.pdf27.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace