Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/296269
Título: Potencial da língua eletrônica de café aplicada à determinação do amargor da erva-mate chimarrão.
Autor: PERREIRA, R. C. T.
PAULA, G. F. de
RAKOCEVIC, M
MENDONÇA, T. S.
NAIME, J. M.
MATTOSO, L. E. C.
Año: 2006
Referencia: In: CONGRESO SUDAMERICANO DE LA YERBA MATE, 4.; REUNIÓN TÉCNICA DE LA YERBA MATE, 4., EXPOSICIÓN DE AGRONEGOCIOS DE LA YERBA MATE, 2., 2006, Posadas. Actas. Posadas: INTA, 2006.
Páginas: p. 42-47.
Descripción: Na busca de soluções para avaliação mais objetiva de amargor da erva-mate chimarrão, foi testada a aplicabilidade da Lingua Eletrônica (LE) montada para análise sensorial de café, utilizando três tipos diferentes de sensores: eletrodo de ouro sem filme polimérico, com filme automontado de PAH/NiTsPc e filme automontado de PHMB/PEDOT. Não foi obtida correlação entre o amargor da bebida e a resposta da LE utilizando regressão linear multivariada, porém o micro-clima de plantas e folhas utilizadas para produção das bebidas pôde ser determinado com alto índice de acerto (280%) com modelos ajustados por regressão logística a partir dos dados de capacitância. A LE utilizada neste experimento detectou mudanças químicas provocadas pelo micro-clima luminoso, mas não as mudanças químicas relacionadas ao amargor.
Thesagro: Sabor
Método de Análise
Palabras clave: Capacitância
Filmes poliméricos
Regressão multivariada
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2006-Rakocevic-PotencialdaLingua.pdf4.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace