Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/32979
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, M. E.
ELER, J. P.
BALIEIRO, J. C. de C.
REGITANO, L. C. de A.
MEIRELLES, F. V.
FERRAZ, J. B. S.
Additional Information: MINOS ESPERANDIO CARVALHO, FZEA/USP; JOANIR PEREIRA ELER, FZEA/USP; JULIO CESAR CARVALHO BALIEIRO, FZEA/USP; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE; FLAVIO VIEIRA MEIRELLES, FZEA/USP; JOSÉ BENTO STERMAN FERRAZ, FZEA/USP.
Title: Associação de polimorfismos no gene da u-calpaína com a maciez da carne em animais da raça Nelore.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., Jaboticabal, SP. Anais... Jaboticabal: SBZ: UNESP, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Raça Nelore
Calpaína
Maciez
Marcadores genéticos.
Description: Os bovinos de origem Bos indicus são preferidos nos trópicos devido a sua maior resistência as adversidades ambientais. No entanto, estes animais não produzem carne tão macia quanto os taurinos. A seleção assistida por marcadores relacionados à maciez da carne, como é o caso da protease calpaína, pode auxiliar na melhoria da característica. Nesse trabalho, foram utilizados 229 animais da raça Nelore. Após a extração do DNA de amostras de sangue, por desproteinização em presença de NaCl a identificação e determinação dos polimorfismos para três marcadores (CAPN316, CAPN530 e CAPN4751) foi realizada pelo sistema de detecção TaqManTM utilizando-se PCR em Tempo Real. A análise de maciez da carne, aos 7, 14 e 21 dias de maturação, foi realizada com amostras de carne do Longissimus dorsi, retiradas entre a 12a e 13ª costela e cisalhadas utilizando-se um Warner Braztler Shear Force. Os polimorfismos dos marcadores CAPN316 e CAPN530 não apresentaram efeitos significativos (P>0,05) para a maciez da carne aos 7, 14 e 21 dias de maturação. Foram verificados efeitos significativos para os polimorfismos do CAPN4751 em relação à maciez da carne aos 7 (P=0.001), 14 (P=0.005) e 21 (P=0.006) dias de maturação.
Thesagro: Carne.
Data Created: 2007-08-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCILCAR2007.00093.pdf38,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace