Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47478
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 18-Ago-2006
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FERREIRA, R. de P.
VASCONCELOS, E. S. de
CRUZ, C. D.
BARIONI JUNIOR, W.
RASSINI, J. B.
VILELA, D.
FREITAS, A. R. de
MOREIRA, A.
Informaçães Adicionais: REINALDO DE PAULA FERREIRA, CPPSE; EDMAR SOARES DE VASCONCELOS; COSME DAMIÃO CRUZ; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; JOAQUIM BARTOLOMEU RASSINI, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; DUARTE VILELA, CNPGL; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; ADONIS MOREIRA, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.
Título: Determinação do coeficiente de repetibilidade e estabilização genotípica para características agronômicas avaliadas em genótipos de alfafa.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. João Pessoa: SBZ: UFPB, 2006.
Páginas: 5 f.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Estabilização genotípica "Medicago sativa" L
Repetibilidade
Período das águas
Período da seca.
Conteúdo: Objetivou-se estimar os coeficientes de repetibilidade para as características de produção de matéria seca (PMS), altura de plantas (APC), tolerância a doenças (TO) e altura no florescimento (AF), em genótipos de alfafa. As características foram avaliadas em 92 genótipos nos anos 2004 e 2005, durante 11 cortes, feitos nos períodos das águas (novembro a março, cinco cortes) e da seca (abril a setembro, seis cortes). O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com duas repetições. As estimativas dos coeficientes de repetibilidade foram obtidas por diferentes métodos de análise. Também realizou-se estudo da estabilização genotípica. Todas as análises estatísticas forma feitas com auxílio do aplicativo computacional GENES. No período da seca, apenas dois cortes são suficientes para se ter certeza de 85 % na previsão do valor real para a PMS, sendo necessário cinco cortes para se obter a mesma confiabilidade nesta característica no período das águas. De maneira geral, no período das águas, necessitou-se de maior número de avaliações para obter igual veracidade da comparação genotípica. Pela estabilização genotípica, observou-se aumento da confiabilidade, com a eliminação de alguns cortes, chegando a confiabilidades de até 97% com apenas três cortes, excluindo-se dois cortes iniciais e um final. As variáveis PMS e APC, no período das águas, apresentaram inaiores estimativas do coeficiente de repetibilidade do que as variáveis TO e AF.
Thesagro: Características Agronômicas.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIRdePF2006.00031.pdf22,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace