Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48653
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BIANCHI, S. R.
NOGUEIRA, A. R. de A.
MOREIRA, A.
SOUZA, G. B. de
MENEZES, E. A.
LOPES, W. V.
Additional Information: ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE; GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE.
Title: Efeito da vinhaça na produção e nos teores de potássio no solo e na planta da alfafa cultivada em latossolo vermelho amarelo distrófico
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. FertBio 2008: desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR: UEL, 2008.
Language: pt_BR
Description: O experimento foi realizado em condições de casa de vegetação na Embrapa Pecuária Sudeste, com o objetivo de verificar o efeito da vinhaça sobre a produção de matéria seca (MS) e seu efeito nos teores de potássio no solo e na planta da alfafa cultivada em Latossolo Vermelho Amarelo distrófico (LVAd). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. Foram aplicadas doses de vinhaça correspondentes a 0, 300, 400, 600 e 750 m3 ha-1 no LVAd. Os resultados mostraram que a utilização da vinhaça aumentou significativamente a produção de matéria seca da alfafa, ficando exceto a testemunha no segundo corte, com teores no solo e na planta acima de 0,16 cmolc dm-3 e 20 g kg-1 , considerados adequados para o cultivo da alfafa.
Thesagro: Alfafa
Fertilizante
Solo.
Vinhaça
Data Created: 2008-12-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIARAN2008.00151.pdf171,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace