Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513562
Título: Potencial dos solos dos tabuleiros costeiros e da baixada litorânea do Estado de Sergipe, para o cultivo da cana-de-açúcar, empregando médio nível tecnológico.
Autoria: SANTOS, J. C. P. dos
SILVA, A. B. da
SILVEIRA, H. L. F. da
MARIN, F. R.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
SILVA, M. S. L. da
NASCIMENTO, D. V. do
Afiliação: JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; HILTON LUIS FERRAZ DA SILVEIRA, CNPS; FABIO RICARDO MARIN, CNPTIA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; DIÓGENES VIRGINIO DO NASCIMENTO, ESTAGIÁRIO EMBRAPA SOLOS UEP.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O conhecimento do potencial agrícola das terras é um aspecto muito importante para a orientação quanto ao uso racional dos recursos financeiros e ambientais. Este trabalho teve como objetivo identificar, na região dos Tabuleiros Costeiros e da Baixada Litorânea de Sergipe, as áreas com melhor potencial pedológico para o cultivo da cana-de-açúcar. Foi utilizado como material básico o levantamento de reconhecimento de média intensidade dos solos da região dos Tabuleiros Costeiros e da Baixada Litorânea do Estado de Sergipe, na escala 1:100.000. A interpretação foi feita para o uso das terras empregando médio nível tecnológico (manejo B). Os solos foram enquadrados nas classes de aptidão agrícola boa, regular, marginal e inapta, em função do seu potencial produtivo e, ou, dos riscos de degradação ambiental devido ao uso e manejo das terras com a cultura. O estudo estimou que 364 km² (5 % da região estudada) apresentam aptidão pedológica boa, e, 4.770 km² (67 % da área), aptidão regular, para a cultura da cana. O restante da área é formado por solos de aptidão marginal ou inapta para a cultura. Os locais de ocorrência das melhores áreas para a cultura foram indicados por meio de um mapa com o potencial pedológico da região estudada. As melhores áreas encontram-se uniformemente distribuídas ao longo de toda a região dos Tabuleiros, sendo pequena a ocorrência de solos aptos na Baixada Litorânea, em função do caráter arenoso dos seus solos.
Thesagro: Cana de Açúcar
Palavras-chave: Sergipe
Aptidão pedológica
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potencial-dos-solos-dos-tabuleiros-costeiros-e-da-baixada-litoranea-2009.pdf613,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace