Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569284
Title: Desempenho e estimativa de correlações entre crescimento e características de carcaça de bovinos Caracu terminados em confinamento.
Authors: MIYAGI, E. S.
FRANÇA, A. F. de S.
LEME, P. R.
MAGNABOSCO, C. de U.
PEREIRA, A. S. C.
SILVA, S. da L. e.
Affiliation: ELIANE SAYURI MIYAGI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ALDI FERNANDES DE SOUZA FRANÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; PAULO ROBERTO LEME, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; ANGELICA SIMONE CRAVO PEREIRA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; SAULO DA LUZ E SILVA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Date Issued: 2007
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, 2007.
Pages: 3 p.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho e estimar correlações entre medidas de crescimento e características de carcaça de um rebanho de bovinos Caracu terminados em confinamento. Foram utilizados 82 bovinos machos, inteiros com idade média de 24 meses e peso médio inicial de 381 kg, confinados por 92 dias e alimentados com dieta composta por 75% de concentrado e 25% de volumoso. Os animais foram divididos em quatro lotes, por peso, sendo pesados a cada 28 dias com jejum de 18 horas. Após o abate foi tomado o peso de carcaça quente (PCQ) e calculado o rendimento de carcaça (RC). Após 24 horas de resfriamento foi obtido o peso de carcaça fria (PCF)e em seguida foi dividida em traseiro (TRAS), dianteiro e ponta de agulha. As medidas da área de olho de lombo (AOL) e espessura de gordura subcutânea (EGS) foram obtidas após secção do músculo Longissimus dorsi entre a 12a e 13a costela. Houve diferença significativa (P<0,05) para todas as características de crescimento e de carcaça avaliadas, exceto para porcentagem de traseiro (PTRAS). Foram estimadas as correlações de Pearson para ganho de peso diário (GMD) e peso final (PF) e PCQ, TRAS, AOL e EGS. O GMD apresentou média correlação para PCQ e TRAS e baixa correlação para AOL e EGS. O PF apresentou correlações de 0,90 e 0,85 para PCQ e TRAS, respectivamente, e baixa correlação para AOL e EGS (0,42 e 0,29, respectivamente).
Thesagro: Confinamento
Gado de Corte
Ganho de Peso
Qualidade
Carcaça
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desempenho-e-estimativa.pdf39.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace