Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663334
Título: Sistema agrissilvipastoril com espécies florestais nativas na região sudeste.
Autoria: NICODEMO, M. L. F.
SANTOS, P. M.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
FREITAS, A. R. de
RASSINI, J. B.
CAPUTTI, G.
Afiliação: MARIA LUIZA FRANCESCHI NICODEMO, CPPSE; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE; VANDERLEY PORFIRIO-DA-SILVA, CNPF; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; JOAQUIM BARTOLOMEU RASSINI, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; G. CAPUTTI, UNICASTELO/DESCALVADO.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: WORKSHOP INTEGRAÇÃO-LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília. Brasília: Embrapa: ILPF, 2009.
Conteúdo: A arborização de pastagens com espécies florestais madeireiras e/ou fixadoras de nitrogênio tem como objetivos diversificar a renda do produtor e contribuir para a sustentabilidade das pastagens. Cerca de 60 a 70% das pastagens brasileiras encontram-se degradadas. A utilização de culturas agrícolas na recuperação de pastagens tem se mostrado interessante para o produtor rural, reduzindo o custo de implantação das árvores. Neste trabalho, procurou-se avaliar o desenvolvimento de um sistema de produção onde foram plantadas faixas com três linhas com sete espécies florestais nativas, intercaladas com uma faixa de 15 m ocupada com cultivos agrícolas. Houve diferença (P<0,05) no desenvolvimento das árvores, avaliados por altura, diâmetro da base, danos por insetos e por doenças e vigor. As espécies que se destacaram foram capixingui (Croton florisbundum), mutambo (Guazuma ulmifolia) e canafítula (Peltophorum dubium). O ipê-felpudo (Zeyheria tuberculosa) apresentou o pior desempenho. Não se observou efeito negativo das árvores, até o momento, sobre o cultivo agrícola (milho ou sorgo) intercalar (P>0,05).
Thesagro: Árvore
Integração
Pecuária
Floresta
Palavras-chave: Cultivo agrícola
ILPF
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCI2009.00408.pdf964,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace