Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/664400
Título: Preferência do consumidor para blends de bebida de café arábica e conillon.
Autoria: SANTOS, E. de S. M. dos
DELIZA, R.
FREITAS, D. de G. C.
Afiliação: ELIANA DE SOUZA MARQUES DOS SANTOS, UFRRJ; ROSIRES DELIZA, Labex Europa; DANIELA DE GRANDI CASTRO FREITAS, CTAA.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais... Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009. Não paginado.
Conteúdo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação de blends de bebida de café arábica e conilion nas proporções 0, 10, 20, 40, 60, 80 e 100% de conillon, a fim de investigar o efeito da adição de grãos robusta na preferência do consumidor. Cento e doze indivíduos que consomem pelo menos uma xícara de cafe por dia foram convidados a participar do estudo. Os grãos arábica e conillon foram torrados e moídos no dia do teste e os blends preparados no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Cafeteiras elétricas (Britânia - modelo NCB27) foram utilizadas no preparo das bebidas, para as quais foi usada a proporção de 40g de pó de café para 400ml de água mineral. A ordem de apresentação das amostras aos participantes do estudo foi balanceada e seguiu delineamento de blocos completos. As amostras foram apresentadas monadicamente nas cabines de prova sob iluminação branca e avaliadas em escala hedônica estruturada de nove pontos, com termos ancorados em seus extremos, variando de desgostei extremamente" a "gostei extremamente" utilizando o software Fizz. Os participantes adicionaram açúcar refinado, adoçante ou nada às amostras, conforme a preferência de cada consumidor. As bebidas foram mantidas ate 20 minutos a temperatura de 70° +- 2° C, apos os quais foram descartadas. Os dados foram submetidos à Analise de Variância e teste de Fisher (p<0,05) para checar diferença entre as médias e ao Mapa Interno da Preferência. Os resultados revelaram que os blends com maiores porcentagens de conillon (60 e 80%) foram os menos preferidos pelos participantes. Bebidas com baixas porcentagens de conillon e também a 100% arábica foram as preferidas por um elevado número de consumidores. Entretanto, o produto preparado com 100% grãos robusta foi apreciado por um segmento de consumidores, revelando um mercado potencial para tal produto.
Thesagro: Café
Consumidor
Palavras-chave: Preferência
Blends
Bebida de café
Café arábica
Café conillon
Análise sensorial
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10357.pdf56.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace