Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861486
Título: Resistência de bactérias láticas a bacteriófagos isolados na produção de queijos de coalho no Ceará.
Autor: LIMA, C. P. de
Afiliación: Cristiane Pereira de Lima, UFC.
Año: 2010
Referencia: 56 f.
Descripción: Este trabalho teve como objetivos isolar bacteriófagos de amostras de leite, soro e queijo de Coalho e avaliar a resistência de cepas de Lactobacillus paracasei, pertencentes à Coleção de Micro-organismos de Interesse para a Agroindústria Tropical da Embrapa Agroindústria Tropical aos fagos isolados, visando à elaboração de um fermento lático específico para fabricação de queijo de Coalho. As amostras foram obtidas em quatro Unidades de processamento de queijo de Coalho, sendo duas artesanais e duas industriais, localizadas no Ceará. Para o isolamento dos bacteriófagos foi empregado o teste de lise celular (teste spot), enquanto que a resistência das culturas aos fagos foi avaliada pelos testes de capacidade de produzir ácido e de turbidez. As cepas avaliadas foram resistentes aos bacteriófagos provenientes das Unidades de processamento de queijo de Coalho. Posteriormente a resistência destas cepas a fagos da Coleção do Instituto de Lactología Industrial (Santa Fe, Argentina) também foi avaliada. Novamente as bactérias foram resistentes aos fagos testados. Os resultados obtidos indicaram que as culturas láticas testadas são resistentes a bacteriófagos e podem ser utilizadas na composição de fermento lático destinado à elaboração de queijo de Coalho, a partir de leite pasteurizado.
Palabras clave: Queijo de coalho
Bactérias ácido láticas
Bacteriófagos
Notas: Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, UFC). 26/03/2010. Co-orientadora: Laura Maria Bruno, CNPAT.
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OT10007.pdf990.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace