Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873294
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FREITAS, S. C.
SILVA, T. S.
SANTOS, J. O.
SIMAS, E. S.
Additional Information: SIDINEA CORDEIRO DE FREITAS, CTAA; TANIA DOS SANTOS SILVA, CTAA; JULIANA DE OLIVEIRA SANTOS, CTAA; EPAMINONDAS SILVA SIMAS, CTAA.
Title: Comparação entre métodos de digestão de amostras de castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.) para análise de selênio.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 3., 2010, Florianópolis. Rompendo barreiras: anais. Florianópolis: SBCTA-RS, 2010. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Castanha-do-brasil
Micro-ondas
Via úmida.
Description: Em virtude da importância do selênio (Se) e de sua presença significativa na castanha-do-brasil, objetivou-se neste trabalho avaliar dois métodos de digestão na análise do teor de Se em castanhas de ouriços procedentes do Estado do Pará, uma vez que estudos anteriores apresentam resultados da grande variabilidade entre castanhas individuais e misturas. Neste estudo priorizou-se a avaliação do teor de selênio por ouriço, homogeneizando as castanhas contidas no mesmo. Dois métodos de digestão foram testados: o primeiro por via úmida, que consiste na reação com os ácidos nítrico e perclórico a quente, e o segundo usando energia de micro-ondas, com ácido nítrico e peróxido de hidrogênio. Aos resultados obtidos foram aplicados os testes T-Student e ANOVA, que demonstraram haver igualdade entre eles num intervalo de confiança de 95%.
Thesagro: Selênio.
Data Created: 2011-01-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010052.pdf197,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace